Crocante de Polvilho do Panelinha

Hoje tem receita de petisco fácil e versátil por aqui! E nem preciso falar que ficou bom pra caramba né? Dá uma olhada na buniteza:

Essas são lascas de polvilho, que são meio que primas do pão de queijo e do biscoito de polvilho. Essa receita veio lá do Panelinha, e eles fizeram inspirados na Chef Helena Rizzo que serve esses crocantes de polvilho no restaurante dela. Receita famosa aparecendo hoje aqui no Cozinha…

Eu não mexi na receita por vontade própria. Alterei um pouco as proporções apenas na hora porque acabei fazendo apenas meia receita. Daí sabem como é, sem balança, improvisando… metade de 3/4 acaba virando 1/2, meio ovo vira um ovo pequenininho… Aquela coisa de cozinha de vó que não fica muito exata sabe? Creio que isso só depõe a favor da receita. Afinal, se ela aguenta o tranco de não ter medidas exatas e ainda assim fica boa é porque qualquer um mesmo pode fazer!

Quanto a minha experiência fazendo a receita deixo só duas ressalvas:

Primeira que a massa leva mais açúcar do que sal então naturalmente não é um petisco super salgadinho. Se a sua preferência é sal inclua algum ingrediente salgado ou o próprio sal grosso triturado na cobertura.
Segunda que meu forno é uma gracinha que só funciona como quer. Então enquanto a receita original fala de cerca de 10minutos de forno, eu precisei deixar pelo menos 30. Como é uma mudança muito grande resolvi não colocar tempo nas instruções abaixo, e deixar o próprio ponto da massa como medida de tempo de forno.

No mais, inventem coberturas conforme seu  próprio gosto, são elas que fazem dessa receita algo tão versátil. Dependendo da cobertura escolhida essas lascas acompanham desde o café da tarde até a cerveja do fim de semana.

Lascas de Polvilho – original aqui
xícaras de 240ml

1 3/4 xícara de polvilho azedo
2 colheres chá de açúcar
1 colher chá de sal
1/2 xícara de água
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 ovo pequenininho
queijo parmesão e orégano pra cobertura

Em uma vasilha misture o polvilho, o açúcar e sal e reserve. Em uma panelinha junte a água e o óleo e leve ao fogo até começar a querer ferver. Não precisa ferver, só começar a aparecerem bolhas. Tire do fogo e junte com a mistura do polvilho. Misture bem até formar uma espécie de farofa. Acrescente o leite e misture bem até formar uma massa homogênea. E por último junte o ovo e misture bem, vigorosamente mesmo, até que incorpore. Vai ficar uma massa molenga, bem desajeitada. Cubra com filme plástico, encostando na massa e leve para a geladeira, e deixa dormir a noite toda lá.

Na manhã seguinte….
Ligue o forno a 200° pra ir aquecendo. Prepare uma assadeira (ou duas, três…) forrando com tapete de silicone, ou use assadeiras antiaderentes. Vale untar assadeiras comuns, mas dada minha experiência com pão de queijo, vai ficar meio difícil espalhar a massa.
Com a ajuda de uma colher espalhe a massa sobre a assadeira formando uma camada fininha. Fininha mesmo que é pra ficar crocante. Pra quem quiser um resultado mais uniforme vale espalhar já formando tirinhas ou círculos ou o que for. Pra quem prefere um resultado mais rústico, como eu, espalhe a massa por toda a forma e quebre depois de assada, formando as lascas. Cubra a massa com a cobertura desejada e leve ao forno até que comece a dourar. Dá pra ver que a massa já está mais seca e mais crocante. Retire do forno e espere esfriar um pouco, pra ficar mais crocante, antes de quebrar. Guarde em um pote hermeticamente fechado. Hermeticamente mesmo! Meu pote acabou ficando meio aberto e metade da fornada ficou murcha… (temos um problema com potes por aqui)

Salvar

Salvar