Bolo de Fubá – receita de mãe

Bolo de fubá a prova de erros e com duas gerações de experimentos na receita pra garantir que dá certo!

mesa para cozinhar

Essa receita é a do bolo de fubá aqui de casa e é aquela receita que é feita quase que semana sim semana não. Isso porque fubá é uma das bases da nossa alimentação. E aí, achei por bem explicar o que é fubá, mas empaquei. Segundo a Anvisa fubá e farinha de milho são a mesma coisa. E faz sentido porque quando começo a pesquisar os modos de produção a coisa realmente fica confusa. Alguns artigos afirmam que o fubá é feito do milho degerminado (quando a gente tira o gérmen da semente) e a farinha não. Mas em seguida eu vejo outro artigo falando em farinha de milho degerminado. Tem quem diga que fubá é feito de milho seco e farinha não. Outros que a farinha envolve hidratar o milho de alguma forma e o fubá não. Enfim, aquela confusão.

bolo de fubá

Mas na minha experiência os dois funcionam de um jeito bem diferente na cozinha, absorvendo líquidos de um jeito diferente. E é por isso que eu especifico que esse bolo pode ser feito com qualquer tipo de fubá, mas não com farinha de milho. As poucas vezes que tentei não ficou bom. Saiu um bolo, mas a textura e o sabor eram estranhos. E essa estranheza nunca acontece quando faço com fubá, por mais que mude outras coisas na receita.

E falando em outras mudanças, essa possibilidade é algo que adoro nessa receita. Já fizemos trocando o óleo por manteiga, e também a manteiga por óleo. Já fiz com leite vegetal e com água (e um pouco mais de óleo) no lugar do leite. Em todas as vezes saiu um bolo gostoso. Ele pode ficar mais fofinho, mais alto, mais esfarelento, mais úmido… Mas sempre sai um bolo gostoso. Esse bolo de fubá é minha prova que pode sim mexer em receita e não precisa ter medo de errar na cozinha. No máximo a gente acaba com uma receita que não saiu exatamente como a gente pensou, mas isso não precisa ser um problema.

bolo de fubá

A troca que eu queria falar com mais cuidado é da farinha e do fubá, porque essa altera bastante a textura. O necessário é usar 2 1/2 xícaras de ingrediente seco. Eu gosto da proporção de mais farinha que fubá, igual tá na receita abaixo. Mas você pode usar a mesma proporção, ou até usar só farinha! Só precisa lembrar que quanto mais fubá mais seca fica a massa, e quanto mais farinha mais suave o sabor. A partir daí é só escolher o que você prefere.

E além disso tudo dá pra adicionar coisas no bolo! O mais comum por aqui é uma colherada de sementes de erva doce junto do fermento. Mas dá pra cobrir com uma mistura de açúcar e canela se quiser um bolo mais docinho e com uma casquinha por cima. Dá pra misturar pedacinhos de queijo e/ou goiabada na massa. Ou fazer uma casquinha de queijo ralado por cima! Por aqui já tivemos até uma versão junina com pedacinhos de bacon…

bolo de fubá

Atualização: a primeira versão desse post é de 2015, mas esse texto, essas fotos e o vídeo são de 2022. A receita em si não mudou nada, apenas sendo adequada para medidas padrão onde a xícara vale 240ml e a colher sopa vale 15ml. Mas a verdade é que o mais comum é fazermos o bolo usando um copo de requeijão pra medir e sem respeitar as bordas, as vezes usando mais ou menos de algum ingrediente. Repito: o bolo continua dando certo.

bolo de fubá

Bolo de Fubá

Ingredientes
  

  • 1 xícara açúcar
  • 2 ovos
  • 1 pitada sal
  • 2 colheres sopa óleo vegetal
  • 25 g manteiga
  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • 1 xícara fubá veja notas
  • 1 colher sopa fermento químico
  • 1 xícara leite

Instruções
 

  • Ligue o forno a 230C e unte um tabuleiro de cerca de 20x28cm
    OU
    Ligue o forno a 200C e unte uma forma redonda de furo no meio com capacidade para 1,5L
  • Em uma vasilha junte o açúcar e os ovos e bata até ficar homogêneo. Junte a manteiga, o óleo e o sal e bata novamente até voltar a ficar homogêneo.
  • Então adicione um pouco do leite, misture e, sem seguida, misture o fubá. Adicione mais leite, e então metade da farinha, misturando a cada adição. Repita com o restante do leite e da farinha e, por último, junte o fermento nessa mistura.
  • Transfira para a forma preparada e leve para assar até dourar.

Notas

Pode ser qualquer fubá, moído grosso, moinho d'água, mimoso, de canjiquinha...
Só não garanto com farinha de milho porque ainda não testei com ela
Mais detalhes sobre substituições e adições no texto acima

 

Salvar

Salvar

Salvar