Tortinhas de carne

Tortinhas de carne pra ser almoço, lanche, janta, a salvação quando não tem nada e você encontra uma perdida no congelador…. esse tipo de coisa.

Depois de tanto chocolate deu vontade de postar alguma coisa salgada, e daí lembrei das tortinhas de carne! Elas são bem práticas porque você pode fazer uma fornada grande, assar tudo e depois congelar algumas. Quando der vontade pode levar ao forno baixo pra descongelar e esquentar ou deixar descongelar em temperatura ambiente pra quem gosta delas frias. Ou seja, receita boa pra fazer num domingo sem nada pra fazer e forrar o congelador pro resto do mês.

A primeira receita que tentei veio do A Cozinha Coletiva (pra variar quando o assunto é torta) mas sofreu algumas alterações desde então. Mudei um bocado a massa pois achava a primeira mais difícil de manusear, a atual é bem maleável e fácil de formatar as tortinhas. Já o recheio acabou simplificado embora mantenha a ideia de carne bovina cozida com cerveja.

Nessa última fornada, em específico, o recheio ganhou 2kilos a mais e sal do que devia, então aproveito pra deixar a dica. Caso aconteça com vocês também acrescente água e uma batata e deixe no fogo até a batata cozinhar. Ela vai absorver o sal do caldo e equilibrar tudo. Ou você pode picar a batata em cubinhos e simplesmente deixa-la no recheio que também fica gostoso.

Tortinha de carne – original aqui

500g patinho picado em cubinhos minúsculos
1 litro de caldo de carne ou legumes
1/2 cebola picada em cubinhos minúsculos
2 colheres sopa de molho de tomate
1 latinha de cerveja – dessas comuns mesmo

Na panela de pressão doure a cebola em um pouco de gordura (a que vc quiser) até que ela fique transparente. Acrescente a carne e deixe dourar sem mexer muito.
Quando a carne estiver dourada acrescente o molho de tomate e o caldo e tampe a panela. Quando começar a chiar baixe o fogo e conte 20minutos. Depois que sair toda a pressão confira o ponto da carne, ela não precisa estar totalmente macia porque ainda vai ficar mais tempo no fogo, mas se estiver muito dura deixe na pressão mais uns minutinhos.

Quando a carne estiver macia acrescente a cerveja e deixe apurando, com a panela destampada mesmo, até o caldo engrossar. Quando o molho já não tiver muito caldo confira o sal e pronto. Deixe esfriar antes de usar nas tortinhas.

3 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de pimenta do reino
125g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
cerca de 1 xícara de água

1 gema pra pincelar
gergelim pra enfeitar – só se quiser

Misture a farinha com o sal e a pimenta. Pique a manteiga em cubinhos e misture com a farinha formando uma farofa. Adicione o ovo e misture até incorporar totalmente. Então vá acrescentando a água aos poucos e amassando até formar uma massa lisa e coesa. Talvez não precise de toda a água, e cuidado pra não sovar a massa. Reserve por cerca de 30min para descansar a massa.Enquanto isso unte as forminhas escolhidas, que podem ser forminhas de cupcakes, de empada ou mesmo ramekins.

Com um rolo (ou uma garrafa) abra a massa bem fininha e forre as forminhas. Recheie cada uma e cubra com um disco de massa. Com os dedos aperte a base com a tampa pra fechar bem. As aparas de massa você junta e deixa descansar uns 10minutos antes de abrir novamente. Faça um corte no centro do topo de cada tortinha pra ajudar o vapor a sair. Pincele todas com a gema e salpique o gergelim por cima. Leve ao forno já aquecido a 180° até dourar.

Pra congelar não precisa dourar muito já que elas voltarão ao forno depois. Depois de frias leve ao congelador em pote ou sacola fechados.

 

Salvar

Salvar