Torta de pêssegos (e nectarinas)

Minha massa favorita no momento, junto com um dos recheios mais fáceis que existem, e isso resume a torta de pêssegos de hoje.

torta de pêssegos

Essa torta de pêssegos pode se considerar meio que um monstro de Frankenstein que deu certo. E eu adoro quando monto um monstrinho e ele se prova delicioso! O recheio foi inspirado numa torta inglesa de maçãs e a massa é irmã mais nova de uma torta salgada. E claro tudo isso foi bem mexido e trocado porque eu adoro pensar nos “e se eu trocar isso” de uma receita. O resultado é um recheio bem macio e docinho que conserva bem o sabor dos pêssegos (ou das nectarinas), e uma massa que, por não ser doce demais, aceita bem esse tipo de recheio.

A cobertura eu preferi fazer com as rebarbas da própria massa e fiz o famoso cruzado vazado que a gente vê em tortas estrangeiras. Mas quem preferir pode tampar o recheio completamente com um disco de massa, apenas tendo o cuidado de fazer alguns cortes na tampa para que o vapor possa sair.

torta de pêssegos

Pra quem quiser aproveitar a massa e trocar o recheio, apenas lembrem que ela não leva nenhum açúcar, então recheios menos doces vão resultar numa torta um tanto quanto sem graça. Já recheios com caramelo, calda de açúcar, chocolates e geleias são ótimos pares para ela.

Atualização: Em 2018 refiz essa torta de pêssegos e/ou nectarinas para gravar o vídeo que está no final do post e fazer essas fotos novas. Dessa vez fiz algumas alterações que acho que acabaram caindo bem na receita. A massa foi toda usada em uma torta maior, ao contrário da primeira vez em que rendeu duas tortas menores. Por conta dessa mudança o recheio mudou um pouquinho também. Aproveitei e dessa vez experimentei sem o mel, usado na original. Acho que ambas as opções ficam gostosas, então vou deixar as duas na receita abaixo.

torta de pêssegos

Torta de Pêssegos e/ou nectarinas

Massa suficiente para uma forma de cerca de 23cm:

3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
100g de manteiga gelada em cubos pequenos
1 ovo pequeno
cerca de 10 colheres sopa de água gelada

Recheio opção 1:

1kg de pêssegos (e/ou nectarinas)
4 colheres sopa de mel
8 colheres sopa de açúcar mascavo
suco de limão – a gosto
2 colheres sopa de amido de milho

Recheio opção 2:

1kg de pêssegos e/ou nectarinas
2 colheres sopa de limão
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de amido de milho

Para o recheio (qualquer uma das opções): descasque os pêssegos e corte-os em cubinhos. Misture bem com os demais ambientes e leve a geladeira até o momento de usar.

Para a massa: em uma vasilha misture a farinha com o sal, acrescente os cubos de manteiga e amasse com as pontas dos dedos apenas o suficiente para formar uma farofa. Tente não deixar a massa muito tempo nas mãos para não derreter completamente a manteiga. Acrescente o ovo e misture até incorporar totalmente. Vá acrescentando a água aos poucos e amassando até formar uma massa lisa e elástica. Embrulha em filme plástico e leve a geladeira por 30min. Depois desse tempo abra a massa e forre o fundo da forma. Reúna e guarde as rebarbas para fazer a cobertura da torta.

Cubra a massa com o recheio e cubra da forma que preferir. Para fazer o cruzado basta abrir a massa e cortar diversas tiras, da mesma largura ou não, e depois transferi-las para o topo da torta. Aperte bem as laterais para prender base e tampa da torta. Leve para a geladeira por mais 30min e depois pincele a massa com uma gema. Depois leve ao forno até dourar.

Pra quem quiser: dá pra congelar a massa dessa torta ainda crua, modelada na forma ou não. E pra quem não quiser congelar a massa crua, vale congelar bases assadas também. Depois de cobrir o fundo da forma leve para a geladeira por 30minutos. Passado esse tempo fura toda a massa com um garfo, cubra com papel alumínio e coloque um peso em cima. Podem ser bolinhas de cerâmicas, pedras próprias ou feijões apenas para esse uso. Isso vai evitar que a massa estufe. Leve ao forno até começar a dourar. Deixe esfriar e então embale no filme plástico e leve ao congelador. Para descongelar é só levar ao forno novamente apenas até aquecer.

Salvar