Banana Flambada

Banana flambada! O que significa que: eu conseguir flambar!! Sem por fogo na casa toda!!! Eu conto mais no texto.

banana flambada

A receita é rapidinha, fácil e fica uma delícia. O tipo de coisa que é bom saber pra quando precisa/quer improvisar uma sobremesa em cima da hora. Eu achei que nunca ia conseguir flambar alguma coisa já que de todas as tentativas ou eu nada pegou fogo ou eu fiquei com muito medo e desisti. Mas dessa vez foi bem tranquilo e deu tudo certo e o resultado ficou ótimo. Então essa receita passou na frente da fila de posts porque eu queria muuito contar como pode ser simples!

O truque que funcionou pra mim foi usar uma colher pra fazer o caldo pegar fogo e só então passar a colher pra frigideira e assim flambar todo o resto. Sem medo de derrubar tudo sobre a chama (já aconteceu), sem medo de um fogaréu no fogão. É sempre bom lembrar de alguns pontos importantes também: nada de dividir a atenção, se você vai flambar alguma coisa essa é a única coisa que você vai fazer no momento; e trate de tirar essa garrafa de conhaque de perto do fogão! Não queremos acidentes, certo?

A receita e o truque vieram do Panelinha (amor antigo) e eu adaptei minimamente quantidades e tempos. A única mudança grande é que a original usa rum e eu preferi conhaque. Aí cada um escolhe o seu favorito. Assim como os acompanhamentos,fica ótimo com sorvete, com farofa doce e até pura.

banana flambada

Atualização: em 2021 eu refiz essa receita e as fotos. E aqui vão algumas coisas que eu gostaria de adicionar. Primeiro sobre as bananas. É claro que cada variedade vai funcionar de um jeito e eu vou dizer pra você usar a que você gostar mais ou tiver costume de cozinhar. Eu uso a prata que é a que tem sempre aqui em casa e que eu sei que fica mais firme, como eu gosto. Ainda sobre as bananas: mais maduras vão ficar mais macias e praticamente desmanchar; fica gostoso mas não tão bonito. Escolha o que você acha mais importante.

Agora sobre as bebidas. A receita original pede rum, minha sugestão é conhaque e também já fiz com cachaça. O importante é que você goste da bebida porque ela vai sim adicionar sabor; e que ela tenha um alto teor alcoólico. Vinho por exemplo não funciona. E por último, sobre não funcionar. Se não conseguir flambar tá tudo bem, essa “banana flambada” fica uma delícia sem flambar também. Adicione a bebida e deixe no fogo até que o álcool evapore e pronto.

Banana flambada – original aqui

6 bananas cortadas ao meio*
50g de manteiga sem sal
1/4 xícara de açúcar
suco de 1 laranja
1/2 xícara de conhaque

*Mais sobre a banana no texto acima

Em uma frigideira grande derreta a manteiga. Acrescente o açúcar e o suco de laranja e por cima as bananas. Deixe em fogo alto por uns 2 minutos, ou até as bananas estarem cozidas. Acrescente o conhaque e é hora de flambar. O jeito mais rápido é inclinar a frigideira sobre a chama do fogão até o líquido tocar a chama e tudo entro da frigideira pegar fogo; aí você volta a frigideira pro lugar e espera o fogo apagar. O jeito mais seguro é com uma colher (de cabo longo de preferência) você pegar um pouco do caldo da frigideira. Tirá-la do fogo e usar a colher pra colocar fogo no caldo, daí você volta a colher pra frigideira e então volta a frigideira pro lugar, e aí espera o fogo todo apagar.

Independente do método escolhido é bom lembrar de deixar a garrafa de conhaque bem longe do fogão, por segurança. Depois que o fogo apagar espere até a banana dourar e sirva imediatamente. Vai bem com sorvete mas é uma delícia pura também.

————————
Em 2015: Cookies com gotas de chocolate

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar