Doce de leite de colher – caseiro

Trem mais típico daqui da terra: doce de leite! Esse saiu de colher, bem no ponto de ser macio mas não escorrer mãos abaixo!
doce de leite caseiro

Não tem muito segredo nessa né gente: leite e açúcar são a base do doce de leite. Esse foi com bicarbonato, e ainda farei um sem pra poder relatar direitinho todas as diferenças entre os dois. Por enquanto ficamos com esse: mais escuro que os industrializados mais comuns e com um que de vitrificado na aparência. Tudo graças ao bicarbonato.

Ele aliás é responsável pela parte mais difícil dessa receita: controlar a espuma! Prefira uma panela bem grande, mesmo! E se for a primeira vez fazendo doce de leite não invente de dobrar receita pra render. É que esse tipo de receita é de ficar plantada um tempo na frente do fogão. E aí a gente cansa e tenta aumentar o fogo pra ir mais rápido, e então dá-lhe espuma! O leite sobe, a espuma cresce e a gente corre pra mexer e baixar o fogo pra evitar o desastre.

Então lembra das regras: panela grande, fogo baixo e paciência. A recompensa vale muito a pena!
doce de leite caseiro com queijo minas

Uma coisa quanto ao leite: cresci ouvindo que pra fazer esse tipo de doce tem que ser com leite gordo. Daqueles de fazenda, não processados.A verdade é que ter que ser não tem. Se você não tiver deles por aí, dá pra fazer com leite de saquinho e até de caixinha. Mas se for possível, vale sim o esforço de ir atrás do leite mais apropriado. O resultado é bem mais cremoso e um sabor bem mais rico!

Doce de leite de colher

5 xícaras de leite* – 1L e 250ml
2 1/2 xícaras de açúcar – usei cristal mesmo
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio

*o ideal é usar o leite gordo (aquele de fazenda), eu ainda uso ele cru mesmo. Pra quem não tiver acesso use o leite menos industrializado que você encontrar, como os de saquinho pro exemplo.

Antes de tudo coloque um pires no congelador para fazer o teste do ponto. Em uma panela (bem) grande leve o leite e o açúcar ao fogo alto até que o leite comece a ferver. Baixe o fogo e acrescente o bicarbonato. Vai espumar bastante. Muito mesmo. Por isso a panela tem que ser bem grande. Com o fogo baixo deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.

Quando o doce estiver começando a engrossar, mas ainda meio líquido, pegue uma colherada e coloque no pires congelado. Deixe 1 minuto no congelador e veja o ponto. Se quiser mais segurança vale desligar o fogo enquanto faz isso. O ponto final do doce depois de guardado na geladeira vai ser um pouco mais firme do que o resultado do teste do congelador.

Se já estiver no ponto desejado é só tirar da panela e transferir para um vidro; espere esfriar antes de tampar e guardar na geladeira. Se ainda estiver mole é só voltar ao fogo baixo até ficar no seu gosto.
doce de leite caseiro com queijo minas

——————————-
Em 2015: Palitinhos de tomate

Salvar

Salvar