Doce de abóbora

Não sou muito fã de estereótipos, mas acabo caindo em alguns, principalmente na cozinha. Pão de queijo, doce de leite, cafezinho, broa, frango com quiabo, queijo fresco, já mencionei pão de queijo?

doce de abóbora

Algo que o povo sempre lembre quando pensa aqui de Minas são os doces/compotas caseiros. Doce de leite é sempre lembrado, mas também vejo muito figo em calda, doce de laranja, doce de mamão e o docíssimo e super leve doce de abóbora com coco! (Tenho fases; essa é a do coco…) Tem gente que prefere só a abóbora, mas o coco dá uma textura especial para o doce.

É bem facinho de fazer, mas prepare-se para a lambança, esse doce espirra que só! Por isso, é bom ter um avental e uma colher de cabo bem comprido por perto.  Um processador também facilita muito a vida, não só com esse doce! Mas se não tiver um a disposição, deixe a abóbora cozinhar beeeem e amasse com um garfo. O liquidificador, embora facilite, acaba deixando a massa muito lisa. Outra coisa que não pode faltar? Queijo Minas Frescal! Eu sei, mais um estereótipo…

doce de abóbora

Doce de Abóbora com Coco

xícara padrão de 240ml

3 kg de abóbora de pescoço – essa aqui
2 1/2 xícaras de açúcar cristal
150g de coco ralado

Pique a abóbora em cubos grandes e cozinhe até ficar bem macia.

(Se não for cozinhar no vapor, não jogue a água do cozimento fora. Ela fica cheia de nutrientes e ótima para outros preparo, desde sopas, até arroz ou feijão.)

Passe a abóbora cozida pelo processador até não sobrarem pedaços. Ou amasse com um garfo. Volte para a panela e junte o açúcar e o coco. Não precisa mexer constantemente, mas fique de olho para não grudar no fundo. E cuidado com os espirros! O ponto é quando você mexer com a colher e conseguir ver o fundo da panela. Ele fica um pouco mais firme depois que esfria, o que é ótimo pra comer de colher!
Agora é só partir uma fatia bem gorda de queijo fresco e se fartar!

 

 

Salvar