Estrelas folhadas – Especial de Natal

Estrelas folhadas, feitas com massa folhada caseira feita no truque, e recheadas com uma geleia dourada pra enfeitar a mesa de natal!

Estrelas Folhadas

A primeira vez que essas estrelas folhadas foram ao ar foi em 2016. E naquela época eu tava anunciando feliz que ela levava só dois ingredientes: massa folhada e geleia. E realmente esses são dois ingredientes que você pode comprar prontos e ter resultados ótimos. Mas nessa atualização eu quero falar um pouco sobre como você pode fazer tudo em casa também. Se você quiser, é claro!

Tô fazendo todo esse preâmbulo porque não quero passar uma impressão de que comprar as coisas prontas seja ruim. Ou que a sua receita não vai ficar tão gostosa só porque você não fez a geleia com os pêssegos que colheu no quintal como uma camponesa de propaganda da TV. Se você não tem tempo (ou vontade) pra fazer tanto a massa quanto a geleia, tá tudo bem comprar ambas.

O que aconteceu aqui é que eu parei de encontrar uma massa folhada que valesse a pena. Todas as opções que eu consegui encontrar por aqui eram caras e, ou não folhavam ou tinham um sabor esquisito de gordura hidrogenada. Foi aí que resolvi dar um jeito de fazer a minha massa, mesmo que não fosse a massa folhada tradicional.

E é aí que entra essa massa folhada no truque. Não, não é uma receita super rápida feita em 5 minutos com apenas 3 ingredientes. São poucos ingredientes, mas são algumas horas, com direito a alguns descansos na geladeira. É o tipo de projeto que eu gosto de fazer ao longo de um dia. A parte boa é que depois de pronta ela pode ficar uns 2 dias na geladeira, e também pode ser congelada por até 3 meses se bem embalada. A receita abaixo rende (cerca de) 600g de massa, o que dá pra umas 60 estrelas folhadas como as das fotos.

Tô falando tudo isso pra lembrar que: dá pra fazer a massa com antecedência; dá pra fazer menos; dá pra fazer a massa toda e usar só metade (ou menos) e congelar o restante… Enfim, dá pra adaptar pra o que você preferir.

Estrelas Folhadas

Com a massa (pronta ou caseira) resolvida, montar as estrelas é fácil. O maior problema que eu já tive foi o calor. E eu contorno isso levando a massa pra geladeira entre cada etapa. Abri fininha, geladeira. Cortei os quadrados, geladeira. Modelei as estrelas, geladeira. Se aí não estiver quente, dá pra pular essas idas a geladeira. Exceto a última, antes do forno. Por isso ela tá na receita abaixo. Assar a massa gelada garante que ela infle mais, ficando mais crocante e leve.

Por fim, um detalhe sobre a geleia. Todo o meu papo sobre usar pronta ou fazer em casa vale aqui também. Pra essas da foto eu usei uma geleia de pêssego comprada pronta. E a minha favorita é uma de damasco, também comprada pronta. Gosto desses sabores por conta da acidez, que eu acho que equilibra bem a gordura e o açúcar da massa. E uso as compradas prontas porque por enquanto tô conseguindo comprar opções que acho gostosas. Mas você sempre pode fazer a sua própria, e aqui no Cozinha mesmo tem várias receitas pra te inspirar!

Estrelas Folhadas

estrelas folhadas

Estrelas Folhadas no truque

Ingredientes
  

Massa folhada no truque

  • 225 g manteiga
  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher sopa açúcar refinado
  • 1/2 colher chá sal
  • 8 a 10 colheres sopa água gelada

Estrelas Folhadas

  • 150 g geleia de damasco ou de pêssego
  • 1 gema
  • 3 colheres sopa açúcar cristal

Instruções
 

Massa folhada no truque

  • Congele a manteiga por 10min e então rale na parte grossa do ralador.
  • Misture a farinha com o açúcar refinado e o sal. Acrescente a manteiga e amasse com um garfo, formando uma farofa grosseira. Não desmanche a manteiga completamente na farinha.
  • Vá adicionando a água aos poucos e misturando até começar a formar uma massa meio esfarelenta. Então pare de adicionar a água e comece a dobrar a massa sobre ela mesma. Continue dobrando de todos os lados até a massa se juntar.
  • Forme um retângulo com cerca de 1,5cm de espessura, cubra com plástico e leve para a geladeira por 1h.
  • Em uma superfície enfarinhada abra a massa formando um retângulo longo. Então dobre esse retângulo em 3: dobre uma ponta até pouco depois da metade e então dobre a outra ponta sobre essas duas camadas de massa. As três camadas de massa devem ter o mesmo tamanho pra ficar bem certinho.
  • Gire esse pacote de massa 90º (como 15min de um relógio) e repita a mesma operação de abrir e dobrar a massa.
    Gire 90º, abra e dobre. E repita girando mais 90º, abrindo e dobrando a massa.
    Ao todo você vai abrir e dobrar a massa 4 vezes, uma de cada lado do retângulo original.
  • Embale com plástico e leve para a geladeira por 1h.
    Repita todo o procedimento de abrir e dobrar a massa dos 4 lados.
    Embale e volte para a geladeira por 1h ou até o dia seguinte, ou congele por até 3 meses (muito bem embalada e fechada).

Estrelas Folhadas

  • Abra a massa em uma superfície enfarinhada até ficar com cerca de 3mm de espessura. Corte quadrados com cerca de 3-4cm, usando uma faca de cima pra baixo, sem arrastar. Ou use um cortador de pizza.
  • Faça 4 cortes nas quinas dos quadrados em direção ao centro. Pingue um pouco de colher no centro e cubra com as quinas cortadas, formando um cata-vento.
  • Repita com toda a massa e toda a geleia, transferindo os quadradinhos para uma assadeira polvilhada com farinha de trigo.
  • Pincele todas as estrelas com a gema batida e polvilhe o açúcar cristal sobre elas.
  • Leve para a geladeira por 30min e então direto pro forno a 230C até dourarem.

 

Salvar