Brigadeiro de Pistache, um novo favorito

Brigadeiro de pistache! Simples assim: um brigadeiro feito com chocolate branco e pistache triturado. E coberto com pistache quebrado também pra quem quiser servir enroladinho e na forminha.
brigadeiro de pistache

Eu nunca tinha cozinhado com pistache, então achei que pra começar era melhor escolher uma receita que eu já conhecesse: Brigadeiro! O sabor do brigadeiro de pistache é bem suave, nem um pouco parecido com o pistache do sorvete self-service. (que na verdade nem é pistache mesmo né?)

E ainda assim dá pra controlar o quão forte você quer o sabor no brigadeiro. Eu usei apenas 50g porque enrolei os brigadeiros no próprio pistache, mas quem quiser pode usar mais e enrolar em confeitos comuns. Ou usar mais e ainda enrolar no pistache se você gostar do sabor mais marcante.

E pra quem ficar na dúvida se isso é brigadeiro mesmo ou não: essa é uma discussão longa, onde cada pessoa pensa uma coisa. Por aqui eu adotei a regra do chocolate. Tem chocolate, independente de qual tipo? É brigadeiro. Não tem chocolate? É docinho. E por aqui chocolate branco entra na categoria sim… 😉
brigadeiro de pistache

Brigadeiro de pistache

1 lata de leite condensado
20g de manteiga sem sal
50g de chocolate branco
50-75g de pistache para a massa
pistache quebrado ou chocolate ralado para cobrir

* se for cobrir com chocolate no lugar do pistache quebrado, meu conselho é usar 75g de pistache na massa para que o sabor não fique muito fraco. Se for cobrir com pistache 50g são o suficiente para a massa. Se encontrar ele já moído, facilita bem a vida.

Se o seu pistache for inteiro, ou quebrado, bata no liquidificador até virar uma farinha fina. Eu bati bem, passei pela peneira e então voltei os pedaços maiores pro liquidificador pra bater de novo.
Junte essa farinha de pistache com o chocolate, a manteiga e o leite condensado em um panelinha e leve ao fogo baixo. Cozinhe, mexendo sempre, até atingir o ponto de enrolar. Você sabe porque ele começa a soltar sozinho da panela. Transfira para um prato e cubra com papel filme. Deixe esfriando em temperatura ambiente, de um dia pro outro, ou na geladeira, por apenas algumas horas.
Depois de frio enrole os brigadeiro e passe no pistache quebrado* ou no chocolate branco raspado, ou no confeito que você quiser.

*Eu comprei pistaches crus que vieram quase que inteiros, então piquei com uma faca até ficarem mais ou menos do tamanho de castanha de caju quebrada (aquela que se coloca no sorvete)
brigadeiro de pistache

——————————-
Em 2015: Licor de Laranja

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar