Curau Vegano, ou seja sem lactose

Curau vegano pra quem não consome nada animal, e pra quem é intolerante ou tem alergia a lactose. E pra quem come de tudo e adora coco que é o meu caso….
curau vegano

Eu ando me perguntando como tornar receitas comuns ou tradicionais mais acessíveis pra quem tem restrições alimentares. O curau era um que sempre me pareceu simples, mas me pegava por conta da textura e do sabor. Pra quem não tá atentando, curau é uma espécie de mingau doce de milho. Ou seja: milho, leite e açúcar! Ou seja, eu teria que substituir um terço da receita. E pra completar o sabor do milho é bem suave.

E tudo isso pra dizer que, nenhuma dessas preocupações minhas realmente importa! O curau vegano nunca vai ser exatamente igual o curau tradicional, porque ele É outra receita. E isso de forma alguma é um problema. Eu poderia chamar de curau com coco no lugar de curau vegano, ou curau com amêndoas…
curau vegano

A maioria das receitas que encontrei por aí usa ou leite de coco ou leite de aveia. Eu ainda não consegui me acertar com o de aveia (sempre baba horrores), então resolvi testar com o de coco. E aí entra mais um detalhe dessa receita: você pode fazer beeem natural ou beem enlatado.

Quer usar espigas de milho orgânicas e leite de coco caseiro feito com coco comprado fechado? Pode! Milho congelado e leite de coco feito com coco ralado? Também pode! Milho enlatado e leite de coco de garrafinha? Tamos aí! Pegue qualquer uma dessas opções, faça a combinação que encaixa melhor na sua vida e pronto! Cada um sabe a rotina e as convicções alimentares que carrega, certo? O importante aqui é: vá pra cozinha. Essa é uma receita deliciosa, e eu odiaria que você perdesse. 😉

PS: nesse textão esqueci de contar que essa receita é pequena e rende apenas 2 xícaras de curau.

Curau Vegano

1 lata de milho – 1/2 xícara de grãos
1 xícara de água
200ml de leite de coco
1/2 xícara de açúcar

Bata o milho e a água no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Passe essa mistura por uma peneira para retirar o bagaço do milho.

Se quiser pular essa parte e usar o suco de milho com bagaço o curau ficará com maior teor de fibras, mas com uma textura bem ingruminhada.

Em uma panela junte esse suco peneirado com o leite de coco e o açúcar e cozinhe até engrossar. É possível mexer enquanto cozinha para que não forme umas casquinha queimada no fundo da panela. Quando o curau estiver com a textura de um mingau transfira para uma tigela ou para taças individuais. Se quiser, cubra com canela em pó. Sirva quente ou gelado.
curau vegano

Salvar

Salvar