Panqueca de canela, e um jeito legal de fazer

Panqueca de canela, mas sem essa de apenas misturar a canela na massa hoje tem truque pra deixar essas panquecas muito mais legais!

panqueca de canela

A inspiração da receita original foi o famoso cinnamon roll, e esse acabou sendo o nome delas. Mas por aqui ficamos com panqueca de canela mesmo, porque não importa o nome e sim te animar a fazer a receita! E o que ela tem de especial?

A massa não tem nada de incomum. São aqueles ingredientes de sempre: farinha, ovo, leite… e quase nenhum açúcar na massa. Isso porque tem uma espécie de recheio em cada panqueca. E é o mesmo recheio dos cinnamon rolls: manteiga, açúcar e canela! Mas o que deixa essas panquecas ainda mais gostosas é que esse recheio só é colocado na hora da frigideira. E, como ele entra em contato com a superfície quente, o açúcar acaba caramelizando… Mais uma camada de sabor, e mais um motivo pra experimentar!

panquecas de canela

Só tem que tomar cuidado pra não queimar o açúcar nesse processo,tá? Minha indicação é não tentar operar uma câmera e fazer um stories pro instagram enquanto frita cada panqueca. Foca nelas que vai valer a pena! 😉

Atualização: em 2023 resolvi refazer essas panquecas, gravar um vídeo com o passo a passo, e aproveitar pra trazer fotos novas pro post. A única diferença foi a retirada da baunilha da receita, mas como muita gente gosta, mantive na receita escrita abaixo. Também estou deixando um vídeo antigo feito pro YouTube que mostra o passo a passo, apesar de ainda não ter narração.

panqueca com espiral de canela

E aproveito essa atualização pra contar que lançamos o Ebook Panquecas! São 10 receitas doces e salgadas, exclusivas, que você pode adquirir por apenas 10 reais. A compra do ebook é o que ajuda a manter esse site, com mais de mil receitas gratuitas, no ar! E você pode comprar direto por esse link.

panqueca de canela

Panqueca de canela – original aqui

80g de manteiga
1 colher sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/3 xícara de açúcar
2 colheres chá canela

Jeito rápido: Misture tudo e, se preciso, ajuste a consistência em banho maria até que fique entre cremoso e líquido.
Jeito lento: derreta a manteiga, misture os outros ingredientes e deixe esfriar até ficar entre líquido e cremoso.

Transfira o recheio para um saco de confeitar com bico simples, ou uma embalagem tipo de ketchup, pra facilitar a vida. Se não tiver nenhuma dessas opções é só usar uma colher pequena.

2 xícaras farinha de trigo
1 pitada de sal
2 ovos
1 colher chá de essência de baunilha
1 colher sopa de fermento em pó
1 1/2 xícara de buttermilk*
25g de manteiga derretida

*para fazer o buttermilk em casa misture 1 1/2 xícara de leite com 1 colher sopa de limão

Misture os ingredientes secos, adicione os líquidos e misture até ficar homogêneo.

Para fazer as panquecas unte uma frigideira com óleo, derrame cerca de 1/4 de xícara de massa e espalhe em um círculo. Com o recheio de canela faça uma espiral na massa da panqueca. Quando a parte de baixo estiver dourada, e o topo já tiver bolhas, vire e deixe cozinhar o outro lado. Cuidado com essa parte, o lado com o recheio pode queimar muito rápido por conta do açúcar do recheio.

—————————–
Em 2014: Doce de Abóbora
Em 2016: Sobremesa de chocolate da Martha