Cinnamon Rolls… sem canela

Cinnamon Rolls: mais uma receita cuja origem foi perdida… Tenho certeza de que tirei o original de um blog que lia muito tempo atrás, antes do meu computador morrer a primeira vez e eu aprender o valor do backup/nuvem/Feedly. Mas diz que eu lembro o nome do bendito…

cinnamon rolls

Os cinnamon rolls são bem comuns quando se procura em sites gringos e você pode encontrar receitas bem variadas; mas adoro essa receita porque parte é resolvida no liquidificador e a parte de por a mão na massa também é rápida e fácil. Sem falar que é divertido enrolar cada um dos pãezinhos.

Atualização1: refiz essa receita algumas vezes e acabei deixando o liquidificador de lado; um fouet resolve e é mais fácil pra lavar depois.

cinnamon rolls

Quando vou cozinhar pra mais gente, como foi o caso desses rolinhos, evito ingredientes mais polêmicos, como a canela. Sempre tem alguém que não gosta. Mas só com a manteiga e o açúcar já ficam uma delícia. E a massa é tão versátil que você pode variar o recheio. Vale acrescentar maçãs ou bananas, trocar a manteiga por Nutella e o açúcar por castanhas, ou mesmo pela sua geleia favorita. Também vale enrolar a massa como uma rosca, ou arrumar os rolinhos de modo que formem uma coroa, o que a imaginação mandar.

Atualização2: quando refiz essa receita, em 2018, pra gravar o vídeo e fazer fotos novas acabei usando a canela. Ainda assim as dicas acima continuam valendo, inclusive para versões salgadas.

cinnamon rolls

Cinnamon Rolls

2 ovos

1/4 xícara de óleo

1/2 xícara de água morna

1/2 xícara de leite morno

1/2 xícara de açúcar

1 colher sopa de fermento de pão seco

3-4 xícaras de farinha de trigo

Açúcar, canela e manteiga para recheio (não usei a canela)

 

Como fazer:

Bata os ingredientes líquidos no liquidificador (ou misture tudo com u fouet) e passe para uma tigela grande. Acrescente os ingredientes secos aos poucos. Vá sovando enquanto acrescenta a farinha, até formar uma massa lisa mas não muito seca. Deixe crescer por cerca de 30 minutos.

Abra a massa com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada, formando um retângulo e acerte as laterais. Pincele com a manteiga derretida e jogue açúcar e canela por cima. Enrole formando um rocambole e corte em fatias grossas. Transfira cada fatia para uma forma untada, tomando o cuidado de virar as fatias, deixando a espiral a mostra. Você pode deixa-las be próximas para que encostem quando crescerem ou deixa-las mais separadas; isso varia conforme seu gosto. Também é possível assar esses rolinhos em forminhas de cupcake ou ramequins, lembrando de unta-los bem.

Deixe descansar por mais 10 minutos. Pincele manteiga e polvilhe mais açúcar e canela. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos, até dourar. Quanto maiores, mais macios eles ficam depois.

PS: Se essa receita é sua ou você sabe de qual blog pode ter vindo por favor entre em contato para que eu possa dar os devidos créditos.