Pão de Cerveja Preta pra sanduíche

Pão de cerveja, ou melhor, pãezinhos de cerveja preta, muito bem temperados, perfeitos para serem a base de um bom sanduíche!

pão de cerveja preta

Essa receita é mais uma do The Little Epicurean e, como costuma acontecer, é uma na qual não precisei mexer muito. Na verdade as únicas modificações foram pra adaptar para ingredientes acessíveis por aqui. É o que acontece com o queijo por exemplo. Esse pão de cerveja preta pede por cheddar, mas não aquele “queijo tipo cheddar” fatiado e laranja radioativo que a gente vê em sanduíche. A receita pedia o cheddar americano verdadeiro, algo que eu nunca nem vi ao vivo. O que eu fiz foi trocar por um queijo que traria sabor pra massa mas não mexeria muito na textura: parmesão ralado na hora. O parmesão de pacote funciona também, mas precisa ser usado em menor quantidade; e isso tá explicado na receita abaixo.

Outra mudança pequena foi nos temperos: não tinha pimenta preta, então usei a branca; e gostei bastante do resultado! Aqui na verdade dá pra usar o tempero que você achar que combina com esse pão; e dá pra não usar nenhum também. Já a última mudança eu realmente não acho tão importante, embora pareça: a cerveja. A receita é feita com Guinness, que é uma stout. Eu fiz com a cerveja preta que eu achei pra comprar (e não eram muitas opções); mas acho realmente que qualquer cerveja vai funcionar aqui. Uma Pilsen vai dar um sabor muito mais suave e uma cor mais clara, mas o pão ainda vai dar certo.

E claro, se você entende de cerveja vai saber quais tem sabores que combinam com queijo e pimenta e funcionarão bem no pão. Pra quem, como eu, não entende tanto assim qualquer uma gostosa o bastante pra ser bebida serve pra ser usada na receita!

pão de cerveja preta

Pão de Cerveja Preta – original aqui

1 colher sopa de fermento biológico seco
2 colheres chá de açúcar refinado
1/2 xícara de água morna
2/3 xícara de cerveja preta
2 colheres sopa de açúcar mascavo
30g de manteiga derretida
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1/2 colher chá de pimenta do reino
1 xícara de parmesão ralado – ou 1/4 se for de pacote
1 ovo batido para pincelar

Junte o fermento com o açúcar e a água, misture e deixe descansar por 5min. Enquanto isso em outra vasilha misture o açúcar e a manteiga com a cerveja. E em outra vasilha misture a farinha com o sal e a pimenta do reino.

Passados os 5min junte na vasilha da batedeira, primeiro a mistura de farinha e o parmesão e misture ligeiramente; e depois as duas misturas líquidas. Usando o gancho deixe a batedeira sovar a massa até ela ficar lisa e elástica. Se a sua farinha for bem forte a massa pode ficar seca; se esse for o caso dá pra perceber logo que a massa se mistura, adicione um pouco mais de cerveja até ela ficar bem úmida e meio pegajosa; eu precisei adicionar mais 2 colheres de cerveja.

Se não tiver a batedeira você pode sovar na mão, mas tente não adicionar farinha demais na bancada, lembrando que a massa deve ficar meio pegajosa mesmo. O ponto é o mesmo da batedeira: até a massa ficar lisa e elástica.

Transfira para uma vasilha untada, cubra com plástico e deixe crescer por cerca de 40min, ou até dobrar de tamanho. Então retire o ar da massa e divida em 12 partes. Modele cada uma: abra ligeiramente apertando com a ponta dos dedos, vá juntando as bordas da massa formando uma trouxinha, vire de cabeça pra baixo e role a massa na bancada apertando com a palma da mão, vá soltando o apertando e continue rolando a bolinha pra deixar bem redonda. Transfira todas as bolinhas para assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar mais 30min. Pincele tudo com 1 ovo batido e leve para assar, a 200C, até dourar. deixe esfriar em uma grade antes de servir ou guardar.

————————-
Em 2015: Geleia de Maracujá com Manga
Em 2017: Licor de Chocolate