Moscow Mule, no caneco de vidro

Moscow Mule, aquele drink da canequinha de cobre, mas que pode ser servido em qualquer caneco ou copo, e que é bem refrescante!

moscow mule

A base do Moscow Mule é muito simples: Vodka, limão e Gingerbeer, uma espécie de cerveja de gengibre ligeiramente picante. Existem muitas variações, tanto nos formatos (com espuma de gengibre por exemplo) quanto nos ingredientes. Mas aqui fomos com a versão do IBA que teoricamente é a mais tradicional. A partir dela dá pra ir brincando com as quantidades pra fazer o drink ao seu gosto.

Agora, você pode me perguntar onde encontrar gingerbeer… Se você mora em alguma capital do sudeste com certeza consegue encontrar pra comprar. Se você mora no restante do país pode não ser tão fácil. Por isso eu faço a minha em casa mesmo. O processo é o mesmo do Ginger Ale, e você pode fazer exatamente como tá a receita do link, ou como eu fiz das últimas vezes: depois de coar, engarrafei e deixei mais 24h na geladeira, não só gelando mas ganhando mais gás. Mas isso também é opcional, fermentação caseira é algo que dá pra variar bastante.

Ah sim, o motivo desse nome? Traduzindo Moscow Mule vira Mula de Moscou, provavelmente uma piada com o “coice” que é o sabor forte do gengibre, e uma associação da vodka com Moscou. E por último, a tal canequinha de cobre. Relaxa ela é muito mais marketing e maquiagem do que qualquer outra coisa. Dá pra encontrar internet afora um monte de histórias bonitinhas, mas nada comprovado. E o cobre não vai alterar o sabor da bebida, não vai garantir a temperatura nem nada do tipo. Então se você não quiser gastar a aposentadoria num caneco de cobre, e não quiser usar um copo longo, que seria a troca tradicional, dá pra servir em outros recipientes. Eu usei esse caneco lagoinha, mas um esmaltado vai dar uma sensação semelhante a do cobre e fica legal também. Pra quem tem canecos de alumínio ou louça, pra chope, eles também são uma boa opção. Só não vale ficar sem o drink por falta de caneco, certo?

Moscow Mule – original aqui

45ml de vodka
120ml de gingerbeer – receita aqui
10ml de limão
Gelo picado
1 ramo de hortelã
1 gomo de limão

Encha uma caneca com o gelo picado; cubra com a vodka e, em seguida, o limão. Misture ligeiramente e complete com o gingerbeer. Enfeite com o ramo de hortelã e  gomo de limão e sirva em seguida.

————————-
Em 2015: Gibasier
Em 2018: Cookies de Ricota