Falafel, receita que vai de petisco e refeição

Falafel! Um bolinho frito de grão de bico super versátil, vegano e claro, que é uma delícia!

falafel

E também é uma receita tradicional de uma região do mundo. Sabe o que isso significa? Que pra cada vó vai ter uma receita diferente. Que todas elas são super tradicionais. Que todas elas são “o verdadeiro falafel”. Etc, etc, etc…

Então não, esse não é o falafel tradicional, o verdadeiro falafel, o melhor falafel do mundo… É só a versão que eu gosto. E tem alguns motivos pra eu gostar tanto dela, começando pela praticidade. Já vi receitas que pedem pra cozinhar o grão de bico ou usar a versão enlatada; só que aqui eu nunca vi o grão em lata pra vender. Então essa opção que usa o grão de bico cru é a ideal pra mim, acessível e mais rápida! Outro motivo pra eu gostar dessa é o quão básicos são os temperos, cominho e coentro são fáceis de encontrar e cheiro verde eu tenho no quintal.

É claro que o resultado é um bolinho de sabores amenos, ideal pra apresentar o prato pra alguém que não gosta muito de experimentar coisas novas. Mas não tão legal pra quem prefere comida mais temperadas. E por isso é sempre bom lembrar que tempero a gente faz o nosso. Já vi falafel com zaatar, com tahine, com pimenta calabresa, com canela, com raspas de limão. Tudo isso pode entrar nesse, ou não, a escolha é sua e sempre dá pra provar a massa antes de começar a fritar e ver qual tempero tá fazendo falta!

falafel

Por último, o rendimento. A receita abaixo deu 60 bolinhas. Eu congelei metade e as outras 30 deram pra 4 adultos almoçarem e ainda sobraram alguns pra petisco. Pra congelar eu modelei as bolinhas e espalhei num tabuleiro sem deixar elas se encostarem. Depois de algumas horas no congelador eu retirei do tabuleiro e transferi para uma sacola que eu fechei bem. Você pode fritar (com cuidado pois congelamento = água) ou assar direto do congelador.

E antes de ir pra receita em si só quero lembrar que existem muitas formas de servir o falafel. Pras fotos e vídeo desse post eu escolhi montar como um aperitivo, servidos num prato grande com um potinho de molho. Mas eles são recheios ótimos para sanduíches e shawarmas. Também funcionam muito bem substituindo almôndegas em macarronadas e sopas ou mesmo acompanhando uma salada bem colorida.

falafel

Falafel – original aqui

500g de grão de bico seco
água para o molho
1 3/4 xícara de cheiro verde
1 cebola média
4 dentes de alho
sal
1/2 colher sopa de pimenta do reino
1 colher sopa de cominho em pó
1 colher sopa de coentro em pó
1 colher chá de fermento químico
2 colheres sopa de gergelim dourado
óleo para fritar

Deixe os grãos de molho em água suficiente para cobri-los por 12-18h. Escorra a água e seque os grãos com um pano.

Em um processador junte o cheiro verde, a cebola, o alho e os temperos; nesse momento acrescente apenas uma pitada generosa de sal. Processes tudo formando um picadinho de temperos. Comece a adicionar os grãos no processador e, se não couber tudo de uma vez vá processando de pouco em pouco mas sempre com um pouco do tempero junto. Você pode deixar a massa bem lisa ou com o grão quebrado em pedacinhos miúdos; isso depende do seu gosto.

Quando tudo tiver sido processado, misture bem a massa para espalhar os temperos e leve para gelar por 1h. Passado esse tempo adicione o fermento e o gergelim e misture novamente. Para modelar você pode usar duas colheres formando uma quenele, ou apenas apertar um pouco de massa na mão fazendo uma bolinha. E então transferir para a panela com óleo quente até dourar.

O que pode dar errado: os bolinhos podem se desmanchar na hora da fritura. Se isso acontecer acrescente 1-4 colheres de farinha de trigo, ou amido de milho, na massa, misture bem e tente novamente.

Molho de Iogurte Improvisado

Hortelã
Limão
Sal
Iogurte

Pique a hortelã e junte com um pouco de limão e uma pitada de sal. Acrescente algumas colheres de iogurte, misture e prove pra ver qual ajuste precisa ser feito. Deixe na geladeira antes de servir.

————————–
Em 2015: Torta de Liquidificador
Em 2017: Blood And Sand