Amaretto caseiro e uma reflexão

Amaretto é um licor italiano com sabor de amêndoas, e essa é uma versão caseira e improvisada dessa bebida.

amaretto

E aqui vale uma reflexão mesmo, porque eu nunca bebi Amaretto, então eu não tenho ideia de essa receita ficou parecida o suficiente. Tudo que eu sei é que ele é um licor feito com várias coisas, inclusive damascos e caroço de pêssego, mas que tem como sabor principal o de amêndoas. E essa receita é um licor caseiro de amêndoas.

Pretendo um dia beber um Amaretto de verdade e comparar? Pretendo. Quando isso acontecer eu volto aqui e atualizo esse post.

Pensando nisso talvez eu não devesse publicar esse post logo. Mas fica martelando na minha cabeça justamente a ideia de ter acesso a coisas que a gente não tem acesso, ou pelo menos a algo parecido. E por isso tem essa receita hoje. Dito tudo isso, alguns pontos da receita em si. O principal é a essência, o licor vai ser tão bom quanto a essência for boa. A que eu usei tem um retrogosto de pistache muito louco e isso aparece no licor. Então se você for usar essa essência pela primeira vez, faz só um pouquinho ou prova num bolo antes. E isso vale pra quantidade de essência também. Dependendo pode ser necessário menos ou mais quantidade, então é legal ir provando e ajustando isso. Outra coisa, eu ignorei a essência de baunilha que a receita original pede. Se quiser usar é só acrescentar a mesma quantidade das duas essências. Ou você pode usar uma vodka de baunilha se preferir.

amaretto

Amaretto Caseiro – original aqui

1 1/2 xícara de água
1 1/4 xícara de açúcar cristal
1/4 xícara de açúcar mascavo
2 colheres chá de essência de Amêndoas
2 xícaras de vodka

Junte a água com os açúcares e leve ao fogo médio até o açúcar derreter. Retire do calor e deixe esfriar. Então misture com a vodka e a essência e guarde em uma garrafa de vidro bem tampada.

—————————
Em 2018: Brigadeiro de Leite Ninho