Creme de Manga com Requeijão

Creme de Manga com requeijão é uma sobremesa, mas é tão fácil de fazer e de modificar que nem parece uma receita.

creme de manga e requeijão

Inspirada na Mousse de Requeijão e Manga do Sweet Gula, as pequenas alterações que fiz foram mais pra adequar a ingredientes encontrados aqui e a gostos meus. Assim, saiu o mel, que eu não gosto muito com o requeijão que usei, e entrou mais açúcar. Da mesma forma, o requeijão usado só tem o nome igual, sendo um produto muito diferente do original.

E talvez por isso mesmo a minha versão tenha ficado mais com sabor de manga do que de requeijão; daí a mudança no nome. E ainda falando em mudanças, são muitas as possíveis. Começando pela fruta. Dá sim pra usar outras, mas a mudança na textura da fruta vai acarretar em mudança na textura do creme. Outra mudança grande mas que continua garantindo a receita é o próprio requeijão. Cream cheese, mascarpone e até ricota entram fácil nessa mistura. Se for usar um queijo mais seco, como a ricota as vezes é, talvez acrescentar um pouco de creme ou leite ajude na textura. Ou dá pra equilibrar as duas coisas usando um queijo mais seco com uma fruta mais “aguada”, como morangos por exemplo.

Além desses ingredientes base também dá pra brincar com o açúcar. Seja usando mel e açúcar, meio e meio, como a receita original sugere. Seja misturando o açúcar refinado com o mascavo, ou usando apenas mascavo, ou apenas mel. O papel dele nesse prato não é estrutural, é apenas adoçar então você pode até pular essa parte da receita se preferir o sabor menos doce. E o mesmo vale pro limão. A acidez ajuda com a textura, mas se você for usar uma fruta mais ácida que a manga, como abacaxi, pode ignorar o limão. Na verdade eu trocaria por hortelã já que adoro a combinação. Se bem que manga com hortelã e limão também fica bom…

Pois é, dá pra ir inventando toda vida! Mas eu vou deixar só mais uma coisa que dá pra mexer nessa receita: a textura em si. Se você preferir uma sobremesa mais firme e menos cremosa é só acrescentar gelatina em pó sem sabor. Acho 12g para a quantidade abaixo pode ser muito, talvez 6g (meio pacote) já seja o suficiente. É só hidratar conforme as informações da embalagem e processar junto com os outros ingredientes.

creme de manga e requeijão

Creme de Manga com Requeijão – original aqui

200g de requeijão
250g de manga
1/4 xícara de açúcar
raspas de 1 limão
1 colher sopa suco de limão

Junto tudo no processador ou em um liquidificador bem potente e bata até conseguir um creme homogêneo. Divida em taças, ou transfira para uma vasilha grande, e leve para gelar de um dia pro outro. Antes de servir cubra com a compota de manga:

200g de manga
100g de açúcar
2 colheres sopa de água

Pique a manga em cubinhos e junte com o açúcar e a água em uma panela. Leve ao fogo médio até ferver. Conte 1 minuto e desligue o fogo. Deixe esfriar totalmente antes de usar. Pode ser feito até 1 semana antes e guardado na geladeira em um vidro bem fechado.

—————————-
Em 2017: Chips de Parmesão