Gold Rush em versão da casa

Gold Rush é um drink simples que combina whiskey, mel e limão e só. Poucos ingredientes e, quando em equilíbrio apenas ressaltam uns aos outros.

gold rush

E foi esse equilíbrio que me encantou nesse drink. Dá pra sentir o sabor do whiskey, a acidez e o perfume do limão e a doçura e o sabor característico do mel. Muitas vezes os ingredientes ácidos e doces entram num drink apenas por essas características, por isso é sempre uma surpresa boa quando dá pra perceber mais do que isso.

Mas é claro que eu tô falando dessa versão. Isso porque o que eu fiz foi realmente uma versão da casa desse drink criado em 2001 em Nova Iorque. Sem muitos dados sobre sua história, além do bar onde foi criado (Milk & Honey), as outras informações que eu consegui encontrar falam exatamente sobre os ingredientes.

Primeiro o whiskey que na verdade é um Bourbon. Bom, não tenho Bourbon por aqui justamente porque o whiskey que eu gosto é de outro tipo, e foi ele que usei. Eu vou repetir a regra daqui de casa: a gente faz com o que tem porque é melhor que não fazer. E na boa, se a base do drink é um whiskey, melhor você usar um que você goste. Se você for uma pessoa super entendida de whiskeys, que sabe diferenciar vários tipos e tal: provavelmente você tem um Bourbon em casa, use ele.

O limão também é sempre uma mudança que é feita, principalmente com drinks internacionais. Fora do Brasil limão é (quase) sempre limão siciliano, até porque nosso limão Taiti é uma lima. Lembra da regra de usar o que tem em casa? Normalmente é o Taiti ou o Capeta (cravo, rosa, etc). É claro que isso vai sim mudar o drink, mas vide a regra acima, né?

Por último, eu queria falar sobre uma mudança que parece boba mas realmente afeta qualquer drink: em vez de bater eu mexi o drink. Sabe quando o James Bond fala como ele quer o Martini dele? É sobre isso. Então qual a diferença? Quando a gente bate um drink, ele acaba se diluindo um pouco mais do que quando ele é mexido. Mas não é só isso. Ao bater na coqueteleira a gente também introduz ar na bebida, e isso pode ajudar muito a criar um drink mais espumoso, mas também pode deixar o líquido menos translúcido. Como eu queria esse Gold Rush beem translúcido eu preferi mexer o drink, ao contrário do que a receita original pede.

Gold Rush – original aqui

2 doses de whiskey
3/4 dose de limão
3/4 dose de mel

Junte em um vidro alto o mel e o limão e mexa até dissolver o mel. Junte o whiskey, acrescente alguns cubos de gelo e mexa até tudo gelar. Coe em um copo baixo com um gelo grande e sirva em seguida.

——————————-
Em 2018: Bolo com farofa de canela