Sopa de Arroz de inspiração asiática

Sopa de arroz, ou uma adaptação mineira de uma série de receitas asiáticas que parecem mais um abraço de tão aconchegantes!

sopa de arroz

Tá, são muitos nomes dependendo do pedacinho de mundo em que a gente procurar: chào, jook, congee…. Todos eles se referem a uma sopa de arroz super cremosa, normalmente usada como base para uma série de acompanhamentos que variam de acordo com um monte de coisas. Fazendo uma comparação muito superficial ela tá pra nossa canja como o lámen tá pra nossa sopa de macarrão.

As receitas que eu conhecia todas falavam em horas deixando o arroz cozinhar. E em tempos de gás custando um rim não dá pra tentar. Mas aí eu vi a receita da Andrea Nguyen, uma autora de diversos livros sobre culinária asiática, especialmente vietnamita. E ela conta que muitas pessoas no Vietnã usam dois truques simples pra fazer uma versão expressa dessa sopa: arroz quebrado, e arroz já cozido de molho no caldo por algumas horas antes de colocar pra cozinhar.

Foi isso que resolvi experimentar. E o molho não adiantou nada com o nosso arroz que não empapa. Eu não queria comprar nenhum arroz diferente ou importado, até porque o arroz também não tá barato. Então taquei um restinho de farinha de arroz que tinha aqui em casa e funcionou direitinho! E foi essa a versão que foi parar na receita abaixo.

sopa de arroz

Todo o rolê de descobrir isso tá no vídeo que eu deixo linkado aqui também.

Pra quem não costuma ter farinha de arroz em casa: vale quebrar um pouco de arroz cru no liquidificador que funciona também. Vale inclusive cozinhar arroz só pra essa sopa, claro. Mas a ideia, de novo, era aproveitar o arroz que sobrou pra evitar desperdício. E já que eu comecei a falar de mudanças: temperos são meras sugestões tá? Eu adorei a combinação de gengibre e cebola, mas vale usar apenas sal e vale temperar bem mais. Meu arroz já tinha sido feito com alho e sal, então não usei, mas eles combinam muito nessa receita.

Por último o caldo de vegetais. Eu faço caldo em casa com cascas de vegetais. Vale caldo vegetal francês mega tradicional, vale caldo de cozimento de alguma carne, vale caldo comprado pronto, vale água com temperos. O que você tiver e gostar de usar vai funcionar aqui. A gente já não tá fazendo a receita tradicional mesmo, não tem porque ficar colocando regras super rígidas nessa parte.

Sopa de Arroz – original aqui

2 xícaras de arroz cozido
1500ml de caldo de vegetais
3cm de gengibre fatiado
1/2 cebola grande fatiada
4 colheres sopa de farinha de arroz
sal se preciso

*mais sobre todos os ingredientes no texto acima

Junte o arroz com o caldo em uma vasilha com tampa, ou uma panela com tampa, e deixe na geladeira por 12-24h.

No dia seguinte dissolva a farinha de arroz em parte do caldo e junte, com a cebola e o gengibre, ao restante do arroz com caldo. Leve ao fogo baixo, em panela semi tampada, até o caldo secar quase todo e ficar cremoso. Retire os pedaços de gengibre e cebola, desligue o fogo, tampe a panela totalmente e deixe descansar por 10min. Sirva com os acompanhamentos que quiser.

Eu peguei os pedaços de cebola e levei pra uma frigideira com azeite e deixei dourar antes de usar como acompanhamento. Também servi com ovo cozido, cebolinha e gergelim preto.

————————