Eton Mess desajeitado

Eton Mess, o nome pode parecer pomposo, mas a receita é super simples e uma delícia. Morango com creme e um toque a mais. E pronto.

eton mess

Esse nome estranho é porque a sobremesa é tradicionalmente servida na escola Eton College durante um certo jogo de críquete (jogo esse também muy tradicional pelo visto). A sobremesa é conhecida por esse nome desde a década de 30, embora remonte ao século 19.

Faltou explicar o desajeitado né? Então, como toda receita tradicional, sobram variações. Eu fui pegando meio que um apanhado de tudo que tinha visto e misturei na minha cabeça para aproveitar morangos em tempo de perder. Só que dos 3 ingredientes básicos (morangos, creme e suspiro), me faltava o suspiro. Tinha um biscoito de coco (que devia ter sido um sequilho mas não foi) bem aerado e esfarelento. Foi ele mesmo.
Não ficou um Eton Mess clássico mas, digamos que seu espírito foi preservado.

Atualização: refiz o Eton Mess recentemente e acabei gostando das fotos, que são as que estão nesse post agora. Dessa vez fiz com os suspiros, o que garantiu uma sobremesa um pouco mais leve. Também não amassei os morangos, já que eles estavam bem maduros apenas piquei em cubinhos. E por último, servi porções individuais em copinhos de vidro.

eton mess

Eton Mess – da minha cabeça mesmo

1 caixinha de morangos
3 colheres sopa de açúcar refinado
250ml de creme de leite fresco – pra ficar com essa consistência só o fresco mesmo
biscoitos de coco – substitua por suspiros

Lave e seque bem os morangos. Pique-os em pedaços não muito pequenos e cubra com uma colher de açúcar. Enquanto os morangos marinam no açúcar, bata o creme de leite até atingir ponto de chantilly. Acrescente o restante do açúcar e misture bem, mas com cuidado para não bater demais.

Com um garfo amasse ligeiramente alguns morangos. A intenso é soltar o líquido deles e não formar um purê. Quebre os biscoitos/suspiros sobre o creme e junte os morangos e misture ligeiramente. A quantidade de suspiros/biscoitos varia conforme a textura que você quiser. A intenção não é um creme homogêneo mas uma bagunça mesmo.

eton mess

Salvar