Angel Food Cake, aquele bolo de claras

Angel Food Cake, ou bolo dos anjos, é basicamente um suspiro em formato de bolo. Mas super fofo! E leve!

angel food cake

Mas ainda é um suspiro em formato de bolo. Sério, olha só: claras, açúcar, limão, essência de baunilha, uma pitada de sal… Ingredientes típicos de um suspiro né? Coloca farinha pra bolo e água morna e você tem a lista de ingredientes do Angel Food Cake. E o resultado, apesar de tão leve quanto um suspiro, tem duas características que são terríveis num suspiro. Mas que são muito queridas num bolo: maciez e umidade!

Esse é um bolo super fofinho, mesmo, tão macio que fica até difícil fatiar. Sabe quando você segura o bolo pra tirar um pedaço? Cuidado, pois esse amassa só de olhar pra ele! E sem um pingo de gordura, era de se esperar que esse fosse um bolo mais sequinho. Mas esse Angel Food ficou super úmido, tanto que nem passamos nada no bolo, comemos puro mesmo.

Dica extra: depois do bolo todo ter ido embora descobri uma dica de partir o bolo com garfo no lugar da faca. Ainda não testei, mas fica a (provável) dica.

angel food cake

E falando nesse bolo em específico, eu vi dois tipos de receita. Aquelas que tinham água morna e aquelas que não tinham. Ainda não consegui descobrir qual é a da água, mas o post que me passou mais segurança usava água, então foi isso que fiz. Deu certo, então pra mim tá valendo. Ainda assim, fiz duas pequenas alterações na receita, ambas por conta de falta do ingrediente pedido. No lugar do limão a receita original usa cremor tártaro, mas essa é uma substituição que já estou acostumada, e acho que limão é mais fácil pra maioria das pessoas.

A segunda mudança foi a gambiarra da farinha. A receita pede por farinha de bolo,e aqui existe farinha, ponto. Sem essa de tipos diferentes de farinha. A gambiarra que eu conheço é misturar 1 colher de sopa de amido de milho pra cada xícara de farinha de trigo. Inclusive, dá pra já deixar essa mistura pronta, em grande quantidade, guardada pra quando for fazer um bolo.

angel food cake

Mais dicas? Tem algumas. Processe, ou liquidifique, o açúcar refinado. Assim ele fica mais fino e seu bolo mais macio. Use batedeira. É claro que dá pra fazer na mão, mas quanto mais aerado melhor, e nisso a batedeira salva. Por último, não se desespere se não tiver a forma especial que sai o fundo e tudo. O mais importante é a forma ser redonda, ter um furo no meio e ter o fundo reto. Então não, aquela forma linda com rosas esculpidas no fundo provavelmente não vai dar. Mas uma forma de pudim das antigas, com o fundo retinho, dá numa boa.

Um último detalhe porque esse post já tá enorme. Esse bolo murcha muito rápido. No dia seguinte ele já não tá lá essas coisas; com dois dias de idade ele parece uma maria mole industrial que morou 3 anos na gaveta da cozinha. Sério, é gritante a diferença da maravilha do dia 1 pro pesadelo do dia 3. Então faça seu Angel Food Cake no dia que for consumir e seja feliz!

angel food cake


Angel Food Cake – original
aqui

3/4 xícara + 2 colheres sopa de açúcar refinado
1 pitada de sal
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de amido de milho
6 claras em temperatura ambiente
2 1/2 colheres sopa de água morna
1/2 colher sopa de essência de baunilha
1 colher chá de limão

Comece batendo o açúcar no processador, ou no liquidificador, para que fique bem fino. Peneire juntos, metade do açúcar processado, a farinha, o amido de milho e o sal e reserve.

Na vasilha da batedeira junte as claras com a água, a baunilha e o limão e comece a bater. Conforme a mistura começar a espumar comece a adicionar a outra metade do açúcar, uma colher por vez. E continue batendo até formar picos suaves. Adicione os secos peneirados aos poucos, misturando com um fouet, ou uma espátula, delicadamente e apenas até incorporar tudo.

Transfira a massa para uma forma redonda com furo no meio, já untada, e leve ao forno aquecido a 180C, até dourar. Retire do forno e coloque a forma de cabeça pra baixo, eu apoiei em um pote de conserva, até que esfrie completamente. Então com uma faquinha solte as laterais do bolo e desenforme.

——————————
Em 2014: Eton Mess