Frittata de Abobrinha bem fácil

Frittata de abobrinha é um nome bem metido a besta pra uma omelete de abobrinha que não tem nada de difícil e fica deliciosa!

frittata de abobrinha

A receita de hoje é inspirada em algum programa do Jamie Oliver. Não, eu não lembro qual, pra variar…. E por isso mesmo, também não faço ideia de qual seja a receita exatamente. Mas eu lembro a ideia e fui inventando na base disso mesmo…rs Receitinha simples de fazer, não demanda equipamentos tecnológicos (só ralador e frigideira), e que pode ser super adaptada para as suas preferências.

A Frittata basicamente é um(a?) omelete recheado(a?). E aí vem a coisa linda da receita, dá pra rechear com o que você quiser! No caso eu escolhi abobrinha, mas vale batata, inhame, cogumelo, queijos, etc, etc.  Colocar carne, eu particularmente, acho meio exagero porque já vai ter a proteína do ovo no prato. Normalmente omeletes são receitas preparadas por quem não come carne, ou por quem, como eu, não come carne alguns dias da semana. Falando nisso, já ouviu falar na Segunda sem Carne? Vale a pena dar uma conferida na iniciativa: http://www.segundasemcarne.com.br/

Atualização: em 2020 refiz as fotos dessa receita pois havia perdido as antigas. Não mudei muita coisa na receita, experimentei sem alho, sem cebola, com outros temperos, e a ideia continua boa. Mas a dica que eu realmente queria passar é pra fazer muitas frittatas de uma vez. Eu refogo toda a abobrinhas e os temperos de uma vez e reservo em uma vasilha. Então vou misturando uma porção de cada vez com os ovos e vou apenas montando as frittatas. Não faz muito sentido se você for fazer apenas duas, mas se o almoço for pra mais gente facilita muito a vida!

frittata de abobrinha

Frittata de Abobrinha

1 abobrinha grande
4 ovos
1/2 cebola em cubinhos
2 dentes de alho amassados
azeite
sal e pimenta

Lave bem a abobrinha e corte as extremidades e passe no ralador, quanto maior os pedaços mais textura vai ter. Tempere com sal e transfira para uma peneira ou escorredor. Deixe por cerca de 15 minutos para escorrer o excesso de água.

Refogue metade da cebola e do alho em uma frigideira com um pouco de azeite até ficar transparente. Pressione a abobrinha para retirar ainda mais água e junte a cebola. Refogue ligeiramente. Bata dois ovos para misturar bem, e tempere com sal e pimenta. Despeje na frigideira e mexa apenas para cobrir toda a abobrinha. Diminua o fogo e tampe a frigideira para cozinhar o ovo sem queimar o fundo. Vire para dourar o outro lado e pronto é só repetir o processo para fazer o almoço da sua companhia, ou para poder repetir o prato!

Dica pra virar a frittata: se você tiver dificuldade para virar a frittata usando apenas uma espátula ou jogando pro alto (não faça isso…) basta usar uma segunda frigideira. Unte com azeite, encaixe como se ela fosse a tampa da outra frigideira e vire o combo de cabeça pra baixo. Não tem segunda frigideira? Com jeitinho e paciência transfira a frittata para um prato e vire de volta na frigideira.

Salvar