Ovos de codorna temperados do Yotam

Ovos de codorna temperados podem ser um petisco bem “anos 80”, ou uma opção diferentona e gostosa com os temperos certo. E sim, a segunda opção é a receita de hoje!

ovos de codorna temperados

Ovos de codorna, cozidos e com um pouquinho de sal, são um clássico do buffet do restaurante a quilo né? Mas deixa eu contar que com o tempero certo, e um ou dois cuidados a mais, eles podem virar um petisco delicioso e surpreendente!

Essa receita veio do site do Yotam Ottolenghi, e caramba quanta receita diferente e com a cara boa! (querendo o livro dele pra ontem!!) O Yotam é um chef britânico-israelense, então as suas receitas são ao mesmo tempo cosmopolitas e com toques de oriente médio. São pratos bem diferentes do comunzão nosso, mas na hora que a gente vai ler os ingredientes dá agua na boca.

ovos de codorna temperados

Agora, mesmo gostando tanto do site do moço, é claro que eu mexi na receita né? Duas coisinhas a toa na verdade, porque receita simples não dá tanto espaço pra manobra assim.

Não triturei o gergelim igual a receita manda, já que sempre prefiro ele inteiro. Pra quem quiser seguir a original é só triturar ligeiramente o gergelim com o sal, depois de passar pela frigideira. Mas sem transformar tudo em pó, deixe uns pedacinhos pra dar crocância.

A outra mudança é de ordem econômica: a receita pede por 24 ovos, a caixinha que comprei tinha 30. Eu não queria ficar com 6 ovos de codorna sobrando na geladeira, então fiz com todos e deu tudo certo.

ovos de codorna temperados

Ovos de codorna temperados – original aqui

1 colher sopa de gergelim
1 colher chá de sal
30 ovos de codorna
2 colheres sopa de molho de soja
1 colher sopa de azeite

Torre o gergelim junto do sal e reserve em um potinho. Você também pode triturar ligeiramente os dois juntos se preferir.

Leve uma panela com água ao fogo, quando a água começar a ferver coloque os ovos na panela e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo e transfira os ovos para uma vasilha com água fria. Depois que os ovos estiverem frios, descasque e transfira para uma vasilha seca. Regue com o molho de soja e o azeite e misture bem. Deixe marinar por 30min nessa mistura.
Aqueça uma frigideira ou chapa e passe os ovos marinados por ela, deixe que dourem uns 20seg de cada lado. Sirva em um prato junto com o potinho com as sementes de gergelim.

—————————–
Em 2016: Pão natural – versão aprimorada