Fruta no forno

Fruta no forno é o nome mais descritivo que essa receita poderia ter, mas eu confesso que não evoca nem metade da delícia que realmente é.

fruta no forno

A primeira vez que falei dessa receita aqui no Cozinha foi em 2014, logo no início desse site. Mas agora em 2022 resolvi que esse post merecia uma atualização, com um texto novo (esse que você tá lendo!) e fotos novas. Isso porque acho que, na época, não dei a devida atenção pros detalhes que fazem dessa receita mais que apenas uma fruta no forno.

Começando por esse nome genérico. Pra essas fotos novas usei peras, do tipo nacional, mas elas não são a única opção. Frutas do tipo pomo são minhas favoritas pra esse tipo de preparo. Me refiro a maçãs, peras, pêssegos, nectarinas… Quando assadas elas ficam com texturas interessantes e um sabor mais adocicado e intenso que eu adoro. Mas frutas mais macias, como bananas ou mangas também funcionam, apenas precisando de menos tempo de forno, e portanto uma temperatura mais alta. Outra opção são frutas pequenas e mais “molhadas” como uvas, cerejas, morangos… O resultado é totalmente diferente, formando quase uma geleia, mas tão gostoso quanto!

pera assada com sorvete

Com a base resolvida, ficam faltando os adoçantes e as gorduras. E eu reduzi esses ingredientes a suas funções, mas é legal entender que nada é uma coisa só. O açúcar, refinado ou mascavo, não vai só adoçar mas também caramelizar em torno das frutas. Se preferir usar mel ele vai, além de adoçar, trazer umidade e acidez, formando uma calda mais suave. A gordura serve pra não deixar nada ressecar enquanto assa. Eu gosto mesmo de usar manteiga, mas a verdade é que qualquer gordura serve.

Pra finalizar, temperos! Só com açúcar e manteiga a gente já consegue uma sobremesa deliciosa. Mas um pouco de canela em pó polvilhada por cima já traz muito mais sabor pro prato. Também é possível usar uma pitada de noz moscada, raspas de laranja misturadas no açúcar, gotinhas de limão sobre as frutas antes de qualquer coisa… Deu pra perceber que dá pra variar bastante e com ingredientes fáceis de encontrar né?

fruta no forno

pera assada com sorvete de creme

Fruta no Forno

Ingredientes
  

  • Frutas como maçãs, peras, pêssegos, bananas...
  • Manteiga ou outra gordura
  • Açúcar ou mel
  • Canela ou outro tempero

Instruções
 

  • Corte as frutas ao meio, ou em pedaços menores para mais caramelização,
  • Polvilhe o açúcar por cima de todos os pedaços, ou regue tudo com o mel. Se estiver usando algum tempero, como canela em pó, use agora também.
  • Coloque um pedaço de manteiga sobre cada pedaço.
  • Leve ao forno a 230C por 15min. Vire os pedaços para que caramelizem por igual e deixe até dourar. Sirva quente e com uma bola de sorvete.

Notas

Mai detalhes dos ingredientes no texto acima

 

Salvar