Biscoitos ANZAC

Biscoitos ANZAC, cheios de textura e sabor, com um bocado de história e um passo a passo bem simples!

biscoitos anzac

Eu já tinha ouvido falar nesses biscoitos e na sua relação com a história de Austrália e Nova Zelândia , mas não sabia muito bem como era isso. Pesquisando mais fui entender que os biscoitos ANZAC tem sua invenção disputada pelos dois países. Uma coisa meio briga meio piada igual a disputa pela invenção da Pavlova.

Essa ligação entre os dois países começa pelo nome deles: ANZAC é o acrônimo de Australian and New Zealand Army Corps, meio que as forças armadas conjuntas desses países que foram estabelecidas como um corpo só na Primeira Guerra Mundial. O que um biscoito tem a ver com veteranos de guerra? Parece que durante a guerra as famílias (basicamente mães, esposas e filhas) dos soldados enviavam esses biscoitos pra aqueles que estavam no front. Essa receita específica teria sido escolhida por conta dos seus ingredientes que não estragam fácil, assim os biscoitos aguentavam as longas viagens marítimas.

E realmente esses biscoitos podem ficar semanas numa lata bem fechada. Mas eu não vejo porquê, já que são uma delícia…

biscoitos anzac

Mas é claro que esse tipo de biscoito já existia antes da criação da ANZAC. E já em 1916 existiam ANZAC ginger biscuits, ainda que sem aveia. Outras receitas da mesma época tinham aveia mas não tinham coco… É aquela coisa:  as receitas vão mudando com o tempo, até que uma se torna mais comum, mas mesmo assim isso não extingue as outras.

Essa que eu escolhi pra testar vem do Best Recipes e eu mudei apenas uma coisa: o golden syrup usado na receita deles virou melado na minha. O tal syrup é um xarope de açúcar, que aqui a gente chama de karo. Eu acho o sabor do melado mais interessante, e acho que ele ressalta o açúcar mascavo presente na receita. Na falta dos dois dá pra usar mel, tudo na mesma quantidade.

E já falando dessa versão que eu fiz: cuidado pra não assar demais! Alguns biscoitos meus ficaram tempo demais no forno e acabaram bem duros. Pra comer sem quebrar o dente só molhando no chá. Então atenção pra receita abaixo: forno só até o fundo do biscoito começar a dourar.

Eu tô falando isso, mas dá pra brincar com a textura também. Parece que, pelo menos na Austrália, tem essa briga entre quem defende que os biscoitos ANZAC devem ser macios, e quem acha que eles tem que ser crocantes. Essa receita é para o macio. Mas a dica do Dave do Best Recipe é achatar as bolinhas de massa antes de assar para uma versão mais crocante.

biscoitos anzac

biscoitos anzac

Biscoitos Anzac

Ingredientes
  

  • 1 xícara farinha de trigo
  • 1 xícara aveia em flocos
  • 1 xícara açúcar mascavo
  • 1/2 xícara coco ralado
  • 125 g manteiga
  • 2 colheres sopa melado veja texto acima
  • 1 colher sopa água
  • 1/2 colher chá bicarbonato de sódio

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C e unte um tabuleiro grande.
  • Em uma vasilha misture a farinha com a aveia, o açúcar e o coco ralado.
  • Derreta a manteiga e junte com a água, o mel e o bicarbonato. Junte com os ingredientes secos e misture bem.
  • Faça bolinhas de massa com mais ou menos 3cm e espalhe na assadeira deixando o espaço de um bolinha entre elas. Leve ao forno por cerca de 15 a 20min, até começar a dourar o fundo.
  • Retire da assadeira ainda quentes e transfira para uma grade, ou prato, para esfriar.

—————————————
Em 2014: Fruta no Forno
Em 2018: Torta Primavera