Pudim de Tapioca

Então, eu adoro tapioca, aquela panquequinha feita de uma farinha branca típica de algumas partes do país (infelizmente MG não entra na lista). Já tentei fazer de diversas formas mas nunca consegui fazer uma tão boa quanto a original que comi a primeira vez. Quando passei no corredor das farinhas no mercado e vi escrito num pacote: Tapioca…comprei sem nem pensar. Como não tinha método de preparo no pacote fui pro google pra não ter erro. Só então vi que eu, e um monte de gente, já tinha errado na hora da compra. Essa coisa não é pra fazer a panquequinha! Como assim?!!?!? Meio quilo de uma farinha branca sem utilidade?! Imaginou o palavrão? Eu também. Voltei pro tio google e fui caçar um jeito de usar o tal produto. E não é que essa receita ficou boa? Adoro pudim e adoro bolo de mandioca, e o resultado é justamente uma mistura dos dois. Tanto que enquanto tava assando eu jurava que ia virar bolo e não pudim. Mas no fim deu certo. =)

tapioca

Pudim de Tapioca

xícara de 240ml

1 xícara de tapioca – a falsa
500ml de leite – usei o desnatado
1 xícara de açúcar
1 colher sopa de manteiga sem sal
1 pitada de sal – meia colher de chá
1 colher chá de essência de baunilha – não usei
1/2 xícara de coco ralado
150g de ameixas pretas em calda picadas – não usei
3 gemas
3 claras batidas em neve

Coloque a tapioca de molho no leite e reserve por 2 horas. Ela pua o leite todo e na hora de mexer até parece que deu errado.
Acrescente o açúcar, a manteiga, o sal e a baunilha, misture e leve ao fogo médio. Mexa de vez em quando para não grudar na panela, a coisa toda não fica exatamente líquida, fica mais para um creme bem consistente. Quando você ver que começou a ferver diminua o fogo e conte 5 minutos, ainda mexendo. Desligue o fogo e acrescente o coco, as ameixas (eca), e as gemas. Misture bem e rápido apra que o calor não coagule as gemas. Por último junte as claras e misture delicadamente de baixo para cima. Transfira para uma forma de pudim untada com óleo e leve ao forno a 205° por cerca de 40min, não precisa deixar dourar igual bolo. Desenforme depois de frio e regue com a calda das ameixas. No meu caso usei uma calda caramelada de pudim de leite. Você encontra a receita aqui. Esse é o tipo de calda que você pode fazer em grande quantidade e guardar num pote fechado na geladeira por um bom tempo.

tapioca6

Salvar

Uma ideia sobre “Pudim de Tapioca

  1. Pingback: Sorvete de Tapioca | Cozinha Roman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *