Bolinhas de batata e queijo e bacon

Bolinhas de batata com queijo e bacon e empanadas que é pra garantir um petisco crocante, mas de recheio macio e cheio de sabor!

bolinhas de batata

Mas o que me encantou nessa receita foi que ela nasceu da ideia de aproveitar batatas amassadas. Essa ideia não foi minha, eu vi no DamnDelicious. E por isso mesmo que falei em batatas amassadas e não em purê de batata. Calma que eu explico tudo.

O típico purê de batatas americano não é liso e com goma igual o nosso purê, ou pelo menos o purê aqui de casa. Por lá as batatas são apenas amassadas grosseiramente, daí o nome “mashed potatoes” ou batatas amassadas. Mas sinceramente? Esse petisco pode ser feito com qualquer uma das versões que você tiver em casa. E com batatas cozidas especialmente pra isso também.

A maior diferença que vai rolar é a textura das suas bolinhas de batata. Usando um purê liso elas devem ficar mais molinhas, enquanto usando batatas amassadas grosseiramente elas vão ficar mais firmes e pedaçudas. Qual você vai fazer depende do que prefere e do que tem em casa. E aqui vale o ponto mais importante dessa receita: medidas não importam tanto assim!

bolinhas de batata

Mudanças

É, medidas não importam e eu testei isso não respeitando as originais. O ponto é: mussarela, bacon e cebolinha tão ali só pra dar mais sabor pro petisco. Isso significa que você pode tirar ou trocar sem grandes problemas. Dá pra fazer versão vegetariana, versão com carne moída, versão sem queijo, com outro queijo, com um mundo de temperos… A única coisa que eu realmente não indico é usar queijo fresco. Ninguém quer queijo soltando vapor dentro de um panela de óleo.

Mudanças também são bem vindas na hora de empanar. Dá pra usar panko no lugar da farinha de rosca, e também dá pra acrescentar um pouco de parmesão pra adicionar mais sabor. Eu não testei a empana vegana, sem ovo, mas se você tem costume de fazer eu peço pra deixar um comentário contando!

bolinhas de batata

Ah claro, sempre dá pra cozinhar batatas especificamente pra essa receita. Foi o que eu fiz pra gravar o vídeo abaixo. E foi como deixei explicado na receita também.

bolinhas de batata e queijo

Bolinhas de Batata e Queijo

Sabrina - CozinhaRoman
Bolinhas empanadas de batata, queijo e bacon pra garantir o petisco E aproveitar as batatas cozidas.

Ingredientes
  

  • 5 fatias bacon
  • 1 kg batatas veja notas
  • 1 xícara mussarela ralada
  • 2 colheres sopa cebolinha picada
  • sal a gosto
  • 2 ovos pra empanar
  • 1 xícara farinha de rosca pra empanar
  • óleo pra fritar

Instruções
 

  • Descasque e corte as batatas em cubos de cerca de 2cm e, em uma panela grande, cubra com água fria e um pouco de sal. Cozinhe até que elas fiquem macias, retire da água e amasse grosseiramente ou até conseguir um purê liso, depende do que você prefere.
  • Espalhe as fatias de bacon em um frigideira fria e leve ao fogo médio até que as fatias dourem e fiquem crocantes. Vire cada fatia conforme o necessário para que elas fiquem douradas dos dois lados. Espere esfriar antes de picar em pedacinhos de menos de 1cm
  • Em uma vasilha misture as batatas amassadas com a mussarela, a cebolinha e o bacon. Prove e veja se precisa de mais sal. Tempere de acordo com o seu gosto.
  • Pegue uma colherada da mistura de batatas e com as mãos aperte formando uma bolinha. Deixe em um prato e repita com o restante da massa, formando todas as bolinhas.
  • Coloque no fogo médio uma panela com óleo suficiente pra cobrir as bolinhas. Enquanto o óleo esquenta quebre os ovos em uma vasilha e bata ligeiramente apenas pra que fiquem homogêneos. Deixe do lado a vasilha com a farinha de rosca.
  • Passe cada bolinha de batata nos ovos e depois da farinha de rosca e então coloque, delicadamente, no óleo já quente. Deixe dourar de todos os lados e então retire do óleo e coloque pra escorrer em papel toalha ou em uma peneira de metal.
  • Sirva as bolinhas de batata ainda quentes com o molho de sua preferência.

Notas

Eu expliquei como fazer a partir de batatas cruas, mas essa receita foi pensada pra aproveitar batatas já cozidas ou o purê que tiver sobrado de um almoço anterior.
As medidas todas podem ser ligeiramente modificadas sem problema.

—————————-
Em 2014: Pudim de Tapioca
Em 2017: Limonada de Alecrim