Banana Pancakes

Banana Pancakes! Também conhecidas como panquecas de banana, perfeitas para manhãs ensolaradas de domingo…

banana pancakes

Ou qualquer hora que te der vontade, porque toda hora é hora pra panqueca! Essas são super simples de fazer mas tem alguns pequenos truques pra garantir que fiquem do seu gosto. Começando pelo ingrediente principal das bananas pancakes: a banana, claro!

Quanto mais maduras as frutas mais doces, com sabor mais intenso e com mais umidade. Isso pode ser bom ou não dependendo de como você quer as panquecas. Eu costumo usar a banana que tiver, mas sim isso quer dizer que essa receita é ótima pra usar aquelas bananas maduras demais. Pra quem não é muito fã da fruta e tá procurando jeitos de consumir, é só usar a banana de vez, com a casca sem nenhuma pintinha, pro sabor ficar mais suave.

E o quão madura tá a banana também influencia a quantidade de açúcar e de farinha na massa. Se quanto mais madura mais doce, com frutas super maduras dá pra diminuir a quantidade de açúcar. E também dá pra aumentar um pouco, umas 2-3 colheres no máximo, pra frutas mais verdes. O exato oposto com a farinha: quanto mais madura mais úmida, então uma colher ou duas a mais de farinha ajudam na textura.

panqueca banana

Por fim como servir essas panquecas. Eu confesso que elas puras apenas com uma xícara de café já tá ótimo pra mim. Mas elas vão muito bem com um pouco de mel ou iogurte, a depender do seu gosto. E também combinam com algo crocante, então castanhas picadas funcionam tanto como acompanhamento, como misturadas na massa!

E sobre o nome: eu não faço ideia de porque ele tá em inglês. Lá em 2014 eu devo ter visto a receita em inglês e resolvi manter o nome. Hoje em 2022 eu com certeza colocaria em português: panquecas de banana em vez de banana pancakes. Mas pra fins técnicos de não perder o link original, fiquemos com ambos os nomes. A verdade é que não importa né?

banana pancakes

Panquecas de Banana

Ingredientes
  

  • 2 bananas pequenas
  • 1 ovo grande
  • 3 colheres sopa açúcar veja texto acima
  • 10 colheres sopa farinha de trigo veja texto acima
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • 1/3 xícara leite

Instruções
 

  • Amasse as bananas até conseguir um purê. Junte o ovo, o açúcar e a farinha, misturando entre cada adição.
  • Adicione o fermento, misture rapidamente e comece a juntar o leite. Adicione leite apenas até a massa ficar mole o bastante para pingar da colher, mas sem que fique líquida.
  • Em uma frigideira untada, e em fogo baixo, frite colheradas de massa até dourar dos dois lados. Se preciso use uma tampa para abafar a frigideira e cozinhar a massa antes de dourar.

 

Salvar