Casa assombrada feita de biscoito

Casa assombrada feita de biscoito, tipo uma casa de natal mas com fantasmas no lugar do papai noel!

casa assombrada de biscoito

Já tem alguns anos que eu queria fazer casas assombradas para o #cozinhadebruxa, mas resolvi começar com as de natal para só então ir para minhas favoritas. Agora com um pouco mais de experiência finalmente resolvi fazer a nossa primeira casa assombrada!

A receita é a mesma das casas de natal. Eu acho essa receita bem simples, com sabor neutro que não briga com todas as coberturas, e que se comporta bem tanto no forno quanto depois. E como não se trata de uma casinha feliz e natalina resolvi deixar as decorações mais simples e com menos cores. E também com sabores bem tradicionais: glacê real, bala de açúcar e chocolate modelável. Todas essas receitas estão abaixo. Mas fica o lembrete: tudo isso são só ideias que você pode adaptar para o que tiver em casa. Eu tento evitar confeitos prontos porque assim dá pra reproduzir em qualquer lugar sem depender de algo muito específico…

casa assombrada de biscoito

Agora, ainda no assunto decorações existem duas questões: claras cruas e glucose. O glacê leva claras cruas e eu ainda não encontrei uma receita que substitua essa tão bem pra essa função. Se isso deixa seu coração mais tranquilo: já é o terceiro ano que todos aqui em casa comem desse glacê e estamos todos vivos e bem (o quão bem é possível estar em 2020). E claro, se você tem alguma receita de glacê que funcione como cimento e sustente essas casas e não seja com claras cruas, me conta nos comentários!

Já a glucose eu acho um pouco menos problemática. Não é um ingrediente comum na casa de todo mundo mas é algo menos essencial. O chocolate modelável é apenas chocolate e glucose misturados, então ela é sim necessária. E você encontra em lojas de confeitaria numa boa. Ela é chata de trabalhar mas funciona bem. Mas, caso você não queria fazer o chocolate modelável ou não encontre a glucose, dá pra enfeitar a casa assombrada com pasta americana ou doce de leite ninho por exemplo.

Por último, o molde da casa. Eu fiz um pdf que é só imprimir e recortar; mas se você não quiser imprimir dá pra desenhar a mão apenas com uma régua seguindo os desenhos e medidas do modelo. Pra baixar o pdf é só usar esse link.

casa assombrada de biscoito

Casa Assombrada de Biscoito – inspirada aqui

150g de manteiga sem sal macia
3/4 xícara de açúcar mascavo
6 colheres sopa de mel
3 colheres sopa de leite
1 1/2 colher sopa de canela
1/2 colher chá de gengibre
3/4 colher chá de bicarbonato de sódio
3 xícaras de farinha de trigo

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione o mel, o leite e os temperos e bate bem até ficar homogêneo. Misture o bicarbonato com a farinha e junte ao creme de manteiga. Misture bem e evite sovar a massa formada. Cubra com plástico e leve para o congelador por 30min. Abra a massa sobre um papel manteiga polvilhado com farinha e corte as partes da casa. As rebarbas podem virar tumbas para enfeitar a lateral da casa. Se o dia estiver muito quente pode voltar a massa aberta para a geladeira para ficar mais firme antes de cortar. Volte a massa já cortada para o congelador por mais 30min (ou até o dia seguinte) para firmar bem. Leve ao forno aquecido a 200 por cerca de 15min, ou até que assem completamente.

Com os biscoitos ainda mornos marque os tijolos nas partes das paredes. Dá pra fazer isso com uma faca ou com uma régua. Passe açúcar de confeiteiro pelas ranhuras feitas e tire o excesso com um pincel.

2 claras
açúcar confeiteiro
corante líquido preto

Misture as claras com o açúcar e o corante até conseguir um glacê cinza e não muito mole. Divida em duas partes e em uma acrescente mais corante para formar um cinza chumbo. O cinza mais escuro é usado para cobrir os telhados completamente, e marcar a porta na parte da frente na casa. O cinza claro é usado para cobrir as tumbas e também como cola para juntar todas as partes da casa e da torre. Alguma quantidade que sobrar também pode ser engrossada com mais açúcar para enfeitar as tumbas com inscrições ou desenhos.

85g de chocolate ao leite
50g de glucose

Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do calor e enquanto ele amorna aqueça a glucose no banho-maria até ela ficar mais maleável. Misture os dois apenas até ficar homogêneo. Cubra com plástico (eu deixo dentro de uma sacola bem fechada) e deixe descansar por 24h. Sove a pedra que terá se formado. Se começar a esfarinhar, quebrar ou ficar estranho acrescente mais um pouco de glucose. Se ficar muito mole, quase líquido acrescente mais um pouco de chocolate. Modele pedacinhos de madeira para colocar sobre as janelas e a porta da casa. Deixe na geladeira até a hora de usar para que fiquem firmes. O chocolate não esculpido pode ficar na sacola fora da geladeira por algumas semanas (!!)

1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
corante líquido amarelo

Junte tudo e leve ao fogo médio até atingir 120C. Deixe as partes da casa que tenham janela preparadas sobre um tapete de silicone ou papel manteiga untado. Derrame a calda a 120C nos buracos das janelas e deixe secar antes de montar a casa.

Biscoito de chocolate triturado
glacê que sobrou

Espalhe o glacê que sobrar em volta da casa, finque as tumbas e cubra com o biscoito triturado como se fosse terra. Se quiser, um galho seco pode virar uma árvore para compor o cenário.

Eu imagino que as instruções possam ter ficado meio confusas, mas pra isso mesmo existe o vídeo com o passo a passo de toda a montagem:

——————————
Em 2014: Panquecas de banana
Em 2019: Gelatina na laranja monstro