Cebolas ao vinho

Cebolas ao vinho, ou numa mistura de marinada ou de conserva salgada, que brilham sozinhas ou viram ótimo tempero.

cebolas ao vinho

Essa receita tá por aqui desde 2014, logo o início no Cozinha, mas só agora, em 2022, foi atualizada com fotos novas e um vídeo pras redes sociais. Mas foi mais o visual que foi atualizado porque a receita continua praticamente a mesma. Pra não dizer que não mudei nada, pra essas fotos eu usei tomilho como única erva, então coloquei ervas frescas na receita abaixo.

A verdade é que “a receita” das cebolas ao vinho é mais uma indicação do que uma receita em si. Isso porque dá pra variar várias coisas, seguindo algumas diretrizes. Mantendo mais açúcar do que sal e mantendo algo bem ácido (pra caso o vinho não seja o bastante) dá pra brincar bastante com esses ingredientes. Dá pra usar um vinagre que você goste, dá pra trocar o tipo de açúcar, dá pra usar vinho branco e cebolas brancas, dá pra misturar ervas variadas, dá pra acrescentar temperos como grãos de mostarda ou de coentro…

E da mesma forma o jeito de servir também varia bastante. Eu adoro apenas acrescentar alguns pedaços de cebola nas saladas. É um jeito simples de acrescentar textura e sabor, e dá pra usar no lugar de cebolas cruas em várias combinações. Mas também acho uma delícia como petisco! Seja direto em bolachas (biscoitos?) salgadas como nas fotos atuais, seja com algum patê salgado por baixo. Como você preferir, o resultado é um aperitivo bonito e gostoso!

cebolas ao vinho

Cebolas ao vinho

1 cebola roxa grande
1/2 xícara de vinho tinto
2 colheres sopa de limão
2 colheres chá de açúcar refinado
1 colher chá de sal
1 punhado de ervas frescas – opcional

Fatie a cebola em meia-lua, bem fininha, e junte aos demais ingredientes. Tampe e deixe marinando na geladeira por pelo menos 3h. Na hora de servir, pegue apenas as cebolas, ignorando a marinada de vinho.

A questão do tempo: depois de apenas 3h as cebolas ainda estarão crocantes e ligeiramente ardidas. Depois de um dia na geladeira elas ficam muito mais macias e suaves. Essa conserva dura mais de semana na geladeira sem problema.

Pra quem também gosta de receitas doces com vinho, tem essas peras cozidas em calda de vinho!

Salvar