Mussarela empanada, isso mesmo!!

Dessa vez o título diz tudo: é um pedaço de mussarela empanada. Pronto! Acabou, resolveu, pode correr pra esteira porque hoje não tem dieta. (algum dia tem por aqui??)

Vi essa ideia maravilhosa lá no torrada torrada (sem ter ideia de que já era um prato famosão) em forma de stiks mesmo. Mas por aqui temos um fraco por coisas pequenas para comer aos montes: pipoca, confeito, amendoim, bolinhos fritos… Então por aqui foram cubinhos de mussarela empanada. E o tempero que usei foi a coisa mais básica do mundo: sal com orégano é meio que a prova de falhas. Mas agora que já vi que fica bom (muito bom) vou experimentar com outros sabores…

Ah, a receita devia ser sem medida porque né, depende de um mundo de coisa. Mas pra quem não tem a menor noção eu coloquei medidas aproximadas para o suficiente para duas pessoas que ainda não almoçaram…rs

mussarela empanada 2Mussarela empanada – original aqui

200g mussarela em pedaço
1 ovo grande
2 colheres sopa de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de farinha de rosca
orégano a gosto
sal e gosto
óleo para fritar

Corte a mussarela em cubos (ou se preferir, palitos).
Prepare a linha de montagem de empanar: um prato com farinha de trigo, um prato com ovo batido com o leite, e outro prato com a farinha de rosca temperada com o orégano e sal.

Passe cada cubo de mussarela na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Atente para cobrir todo o queijo com a farinha de rosca. Volte no ovo e depois na farinha de rosca para fazer uma camada dupla. Isso vai ajudar a não vazar queijo no óleo quente, o que significaria fogos de artifício no seu fogão*. Repita o processo com toda a mussarela e leve os cubos ao congelador por cerca de 1 hora. Isso também vai ajudar a evitar os fogos de artifício.

Esquente uma panela com óleo o suficiente para cobrir os cubos de mussarela e frite-os até ficarem dourados. E pronto.

Mussarela empanada*Em caso de fogos de artifício na sua cozinha não se desespere. Apenas se afaste do fogão pra não espirrar gordura quente em você e espere a coisa se acalmar. Se possível diminua o fogo e retire o responsável pelo show da panela.

Salvar