Geleia de Pimenta

Geleia de Pimenta Dedo de Moça, um pouco ou muito picante conforme o seu gosto e umas dicas pra fazer geleia.

geleia de pimenta

Mas começando com um aviso: esse post é originalmente de 2014, mas esse texto está sendo escrito em 2022. Ao longo desses anos eu tenho atualizado várias das primeiras postagens aqui do Cozinha. As vezes atualizando a receita em si, as vezes apenas colocando fotos novas, e nesse caso mantendo a receita mas adicionando mais explicações e opções junto das fotos novas.

Isso porque quando fiz essa geleia de pimenta a primeira vez eu queria testar certas técnicas, mas acabei não explicando isso aqui. Pelo menos não de uma maneira que me deixasse satisfeita hoje. Então tá, o que é essa receita, como ela funciona e o que você pode mudar.

Em muitos casos, as geleias não diferem muito das compotas, sendo apenas a fruta e o açúcar. Mas o que dá aquela textura típica das geleias é a pectina, e muitos frutos não tem essa substância. Pimentas inclusive. Curiosidade: dê uma olhada em embalagens de geleia industrializada, normalmente tem pectina na lista de ingredientes. Ou maçã. Pois é.

Num curso feito lá em 2014 aprendi que a maçã verde é muito rica em pectina, e depois de cozida tem um sabor bem suave, apenas ligeiramente ácido. A dica era fazer um panelão de cozido de maçã verde, coar, espremendo bem a polpa, e guardar pra fazer geleia. Eu não tenho um congelador que comporte guardar essa “água pra geleia”, mas uso essa dica na hora e funciona bem. Por isso essa receita de geleia de pimenta começa com 3 maçãs verdes.

Um adendo: as sementes de maçã não são perigosas porque elas não serão usadas no produto final. Mas elas são ricas em pectina, por isso entram nesse cozido no início da receita.

geleia de pimenta

Agora, sobre a pimenta. Qualquer uma serve, com ou sem sementes. E a quantidade também é só uma sugestão. Usei dedo de moça porque ela me parece ser uma variedade fácil de achar, mas se você entende de, ou tem acesso a, outras variedades, fique a vontade. Quando a usar as sementes ou não: quanto mais sementes presentes mais picante a geleia vai ser. Dá pra não usar nada, usar de todas, ou só de algumas. Eu costumo usar de apenas 1 ou 2. E sim, dá pra usar mais pimenta e ficar com uma geleia mais picante e mais caroquenta, ou menos e ter uma geleia mais suave e translúcida.

Por último, o ponto. Eu tenho usado o termômetro pra facilitar a minha vida. E pra geleia mais leves como essa gosto de parar de cozinhar quando atinge 104C. Assim ela fica leve sem ficar escorrendo. Na falta do termômetro, eu costumava usar o truque do pires no congelador. Deixei explicado na receita abaixo. Mas geleia é uma receita muito simples de arrumar. Se depois de gelar você perceber que puxou demais o ponto é só voltar pra panela com um pouco de água pra afinar. E se ela tiver ficado mole demais é só voltar pra panela e cozinhar mais tempo.

geleia de pimenta

Geleia de Pimenta

Ingredientes
  

  • 3 maçãs verdes
  • 3 xícaras água
  • 2 xícaras açúcar
  • 1 xícara pimentas dedo de moça

Instruções
 

  • Lave bem as maçãs e pique em cubos grandes, sem retirar nem a casca nem as sementes ou o miolo.
  • Junte as maçãs com a água em uma panela e leve ao fogo médio até começar a ferver. Baixe o fogo, deixe a panela semi tampada, e cozinhe as maçãs até elas ficarem bem macias.
  • Enquanto isso pique as sementes em cubinhos. Para uma geleia bem picante use as sementes e a parte branca que segura elas no lugar dentro da pimenta. Para uma geleia mais suave, descarte essas partes. Eu costumo usar as sementes de 1-2 pimentas e descartar das restantes.
  • Retire todos os sólidos do cozido de maçãs, e passe por uma peneira para pegar toda a polpa cozida sem pegar as sementes. Eu uso um socador para amassar bem e pegar toda a polpa sem perder nada.
  • Volte essa polpa cozida para a panela com a água do cozimento, junte o açúcar e as pimentas picadas. Ligue o fogo médio e deixe cozinhar até formar a geleia.
  • Pra ver o ponto COM o termômetro: quando a mistura chegar a 104C está pronto.
    Pra ver o ponto SEM o termômetro: deixe um pires no congelador no início do processo. Quando a mistura começar a parecer uma calda pegue uma colherada e coloque no pires no congelador. Deixe lá por 1min e veja se a textura já está no ponto desejado. Repita até chegar no ponto ideal.

https://www.youtube.com/shorts/ZYjajCOOFdE

Pra quem prefere comidas menos apimentadas tem essa receita de geleia de pimenta cambuci, que não arde.

 

Salvar