Panquecas do Jamie Oliver

Panquecas de maçã verde inspiradas nas panquecas de natal do Jamie Oliver.

panquecas jamie oliver

Num tempo não tão distante, os programas de culinária eram pessoas apresentando uma série de receitas com algum tema em comum… E não um monte de gente competindo enquanto cozinha. Nessa leva de programas os meus favoritos eram os de natal. E foi num especial de natal do Jamie Oliver que eu vi a receita dessas panquecas!

Infelizmente o link antigo para o especial que passou no GNT está quebrado e não encontrei um novo. Mas a receita original em inglês está nesse link.

A ideia é bem simples: a massa mais básica possível, junto de uma fruta ralada, ou amassada. É a mesma ideia das panquecas de banana, mas eu (acho que) lembro de ver ele fazendo com peras e maçãs. Aqui eu escolhi usar a maçã verde, acreditando que a acidez dela ia aparecer na panqueca pronta. Pra minha decepção não apareceu, e daria pra usar qualquer maçã no lugar. Isso porque ela não dá muito sabor pra massa. O que ela dá é umidade. O resultado é uma panqueca pouco doce e com miolo mais úmido do que o normal.

É claro que dá pra brincar com a massa, seja trocando parte da farinha por integral, usando leite vegetal ou colocando um pouco de açúcar. Da mesma forma dá pra variar bastante os acompanhamentos. Pra essas novas* fotos eu escolhi apenas mel, junto com uma xícara de café e uma taça de salada de frutas pra compor um café da manhã completo.

* essa receita foi feita pela primeira vez em 2015. Em 2022 eu gravei o vídeo com o passo a passo, aproveitei e tirei fotos novas. E já que ia mexer no post atualizei um pouco o texto também. Nada de absurdo, só pra facilitar a leitura e explicar um pouco melhor a receita.

panquecas jamie oliver

panquecas do jamie oliver

Panquecas do Jamie Oliver

Sabrina - CozinhaRoman
Panquecas simples feitas com maçã verde para uma textura diferente

Ingredientes
  

  • 1 maçã verde
  • 1 ovo
  • 1 pitada sal
  • 1 xícara farinha de trigo
  • 1 xícara leite
  • 1 colher chá fermento químico

Instruções
 

  • Corte a maçã em 4 partes, retire o miolo e passe na face larga do ralador. Misture com o o restante dos ingredientes até formar uma massa coesa.
  • Frite colheradas de massa em uma frigideira untada com óleo, e em fogo baixo para que o miolo não fique cru.

Notas

Você pode trocar a maçã verde por outra fruta ralada, amassada ou em pedaços se preferir a textura assim.