Pão Pita

Pão Pita, fininho, macio… Feito na frigideira bem facinho e que vira acompanhamento ou base de sanduíche. Esse é pra virar favorito!

pão pita

Lá em 2015, quando essa receita foi ao ar, eu ainda tava procurando um pão sírio pra chamar de meu. Hoje, em 2022, quando faço essa atualização eu já tenho um, e não é esse pão pita!
O pão sírio que virou queridinho aqui de casa é o da Marcella, do Pimenta Preta e ele é bem fácil também. Mas é feito no forno, e eu gosto de ter opções.

Pra dias que prefiro uma frigideira, essa receita de pão pita é minha opção favorita. A base é muito parecida: uma massa simples, com fermento biológico, aberta em discos e então assada. Ou “frita” na frigideira. A questão é que com o calor vindo de todas as direções é muito mais garantido o pão inflar por igual. Vindo de uma única direção, como na frigideira, é um pouco mais difícil.

pão pita

O que isso quer dizer é que esse pão pita muitas vezes ganha bolhas que o deixam leve, mas não infla como um balão pra depois abrir em duas metades. No meu caso eu faço ele bem fininho que é pra ficar mais maleável ainda. E assim, ideal pra montar sanduíches abertos, enrolados, ou como acompanhamento de outros pratos.

Só deixo uma dica nesse caso: com a massa bem fininha ela tosta mais fácil. Eu adoro esse tostado, mas de tostado pra queimado vai rapidinho. E se queimar, não gera as bolhas e o pão fica um tico mais pesado. Tão pesado quanto um pão chato fino conseguiria, o que não é muito. Mas ainda assim não é o ideal. Comi os que aconteceram isso com o mesmo gosto? Com certeza!

pita

E minha combinação favorita é: quibe cru, pão chato e molho de iogurte. Mas outra opção é a das fotos: o sanduíche aberto. Um molho cremoso espalhado no pão, alface bem crocante, alguns legumes coloridos e picles de cebola e garanti meu almoço. Poderia ter carne, poderia ser picles de pepino, poderia ser o que tivesse na geladeira.

Também tem uma coisa que as vezes a gente esquece: a massa pode ser saborizada. Se vai água pode ir “suco”. Bater cenoura, beterraba ou espinafre com água e coar antes de usar garantem pães coloridos por exemplo. Acrescentar temperos junto do sal também é outra ideia. Imagino que ervas secas como orégano, sálvia ou alguma mistura também funcionem muito bem aqui. Nesses casos, no entanto, o ideal é pensar em como você quer comer esse pão e quais sabores combinam na refeição como um todo.

pão pita

PS: testei congelar alguns pães já prontos. Pra isso peguei os pães já frios, espalhei numa assadeira sem encostar um no outro, e deixei no congelador algumas horas. Depois guardei tudo numa sacola bem fechada por um tempo. Na hora de descongelar testei a torradeira na função descongelar, e o microondas. Nunca usem o microondas, fica com uma textura horrível! Mas na torradeira ficou parecendo que tinha acabado de ser feito. Na falta da torradeira, o forno baixinho, direto na grade dele, funciona direitinho.

pão pita

Pão Pita

Ingredientes
  

  • 1 xícara água morna
  • 2 colheres chá fermento biológico seco
  • 2 colheres chá sal
  • 2 colheres chá azeite
  • 2-3 xícaras farinha de trigo

Instruções
 

  • Misture a água com o fermento e deixe descansando por 5minutos.
  • Adicione os outros ingredientes, deixando a farinha por último. Vá juntando a farinha aos poucos, até conseguir manipular a massa com as mãos. Então sove a massa até ela ficar bem lisinha. Faça uma bola com essa massa.
  • Unte a vasilha com um pouco de óleo, ou azeite, e deixe a massa ali. Cubra a vasilha com plástico e deixe descansar por cerca de 1h, ou mais num dia frio, até que a massa infle bem.
  • Quando a massa tiver inflado o bastante pra dobrar de tamanho, enfarinhe a bancada e vire a massa ali. Corte em 8 pedaços iguais e modele cada pedaço fazendo uma bolinha bem certinha.
  • Aqueça uma frigideira larga, ou uma chapa, em fogo alto. Enquanto isso, abra uma bolinha de massa num disco bem fino.
  • Com a massa aberta e a frigideira quente, espalhe um fio de óleo na frigideira e coloque a massa ali. Deixe na frigideira sem mexer até bolhas começarem a aparecer. Então vire o pão e deixe dourar do outro lado.
  • Você pode deixar o pão mais branco ou deixar tostar bem, isso vai de gosto. Assim que ele tiver no ponto desejado, retire da frigideira e embrulhe num pano, ou coloque num prato e cubra com um pano.
  • Repita o procedimento com o restante da massa, sempre colocando os pães ainda quentes debaixo do pano para que não endureçam.

Notas

Eu prefiro usar uma frigideira de ferro, mas outros materiais também funcionam. No entanto eu evito frigideiras anti aderentes porque, normalmente, a indicação é pra que elas não sejam aquecidas a temperaturas muito altas.

Salvar