Discos de Chocolate – delícia no truque

Discos de Chocolate, ou lascas de chocolate, ou aquela sobremesa feita meio no truque que fica tão fofa que pode até virar presente!

lascas de chocolate branco

A ideia original desse doce era apenas derreter o chocolate, fazer uns discos de chocolate derretido, jogar uns trem por cima e esperar endurecer. Foi assim que eu fiz a primeira versão em 2015. Na ocasião eu usei chocolate ao leite e espalhei amendoim triturado e passas douradas por cima.

Em 2023, quando eu tô escrevendo esse texto pra atualizar esse post, eu mudei algumas coisas, mas a ideia continua muito parecida: uma base de chocolate, ingredientes jogados por cima. O que mais mudou foi o formato. Agora em vez de discos de chocolate eu prefiro fazer uma placa grandona e depois quebrar em lascas. Acho o resultado mais bonito e o passo a passo mais fácil.

Quanto aos ingredientes usados como cobertura, eles podem ser qualquer coisa. Mas eu gosto de tentar equilibrar os sabores. Então pra um chocolate bem doce, como o branco, ingredientes ácidos como cobertura funcionam melhor. Já pra um chocolate suave como o ao leite combina bem com coberturas mais amargas. E por fim, o chocolate meio amargo funciona bem com coisas mais doces, como caramelo. Mas claro que isso são apenas sugestões.

Outra sugestão minha é usar açúcar em ponto de vidro como veículo pra esses sabores, assim dá pra acrescentar textura também. O que eu faço é derreter o açúcar até chegar a 150C, então espalhar numa superfície como pedra ou um tapete de silicone, deixar esfriar e depois quebrar em pedacinhos pra espalhar sobre o chocolate. E dá pra só deixar caramelizar ou misturar sabores, cores e outros ingredientes.

discos de chocolate branco

Tô deixando abaixo a receita da versão usada no chocolate branco, que é ácida e colorida. Mas pra versão do chocolate meio amargo eu derreti o açúcar sozinho com água, e só depois de espalhar ele na pedra cobri com amendoim moído. Fiz isso pra ficar mais delicado. Depois que secou virou uma bala de amendoim muito gostosa! Que ficou melhor ainda toda quebrada espalhada sobre os “discos de chocolate”.

Antes da receita a versão chocolate branco com limão, eu queria deixar só um adendo sobre temperagem. Eu desisti disso na minha vida. Temperar chocolate não tem segredo, é só seguir as temperaturas certinhas e pronto. O problema é que o ambiente onde você fizer isso também tem que estar fresco. Ou seja, num dia quente numa cozinha sem ar condicionado fica muito difícil. Então eu só decido se eu quero deixar o chocolate na geladeira e usar chocolate mesmo, ou se prefiro usar uma cobertura de chocolate de boa qualidade. E decido isso a cada prato que vou fazer.

Se você quiser temperar o chocolate, é só seguir as instruções da embalagem. Sério, não tem segredo ou truque. O truque é ter uma cozinha fechada com ar condicionado ou temperatura controlada. Ou morar num local frio. Agora, vamos a receita!

lascas de chocolate meio amargo

discos de chocolate

Chocolate branco com Limão

Ingredientes
  

  • 1/4 xícara açúcar refinado
  • 1/4 colher chá ácido cítrico
  • corante verde
  • 1/4 xícara água
  • raspas de 3 limões
  • 300 g chocolate branco

Instruções
 

  • Em uma panelinha junte a água com o açúcar o ácido e umas 2-3 gotas de corante. Aqueça em fogo baixo até atingir entre 149C e 151C.
  • Espalhe a misture sobre um tapete de silicone e espere esfriar e endurecer. Quebre em pedaços do tamanho desejado.
  • Derreta o chocolate, ou cobertura, e tempere se for o caso. Espalhe sobre um tapete de silicone. Espalhe os pedaços de bala ácida sobre o chocolate. E espalhe também as raspas de limão. Deixe endurecer e então quebre em pedaços.

 

Bala de limSalvar