Vitamina de Morango com Coco

Vitamina de morango cremosa, gelada e docinha como um milkshake, mas com fruta de verdade como um smoothie.

vitamina de morango

Na verdade todos esses nomes poderiam ser usados, eu só prefiro o em português mesmo. Talvez por amor ao idioma, talvez porque na época que essa combinação nasceu o que eu tinha em mente era uma vitamina de morango mesmo, nem pensei que ficaria parecendo um milkshake…

Isso foi lá em 2015. Eu tinha feito o Bolo de Fubá (com leite de coco) e queria aproveitar o leite que tinha sobrado. No dia também tinha um pouco de morangos congelados dando sopa no congelador e eu apenas bati os dois com um pouco mais de leite pra completar. E também um pouco de açúcar pra acertar pro meu gosto.

Na época eu já gostei e a experiência virou post. Mas de lá pra cá (2022, quando atualizo esse texto) acabei alterando algumas poucas coisas e é sobre isso que eu queria falar.

Resolvi usar apenas leite de coco, primeiro porque gosto do sabor, segundo porque ele dá mais cremosidade. Essa cremosidade, aliada ao morango congelado, deixa a vitamina super cremosa e densa, como um milkshake mesmo. A outra mudança foi usar a geleia de morango no lugar do açúcar. Usando mais leite de coco o sabor da fruta ficou um pouquinho mais apagado, e a geleia ajuda a trazer esse sabor de volta. Além de adoçar claro.

E claro que dá pra usar outros leites e conseguir uma vitamina com cara de vitamina mesmo. Dá pra usar açúcar em vez de geleia, ou não adoçar nada. Dá pra acrescentar outras coisas… Dá até pra usar morango fresco em vez de congelado, mas aí adeus textura especial. Aí fica sendo uma vitamina de morango comum mesmo.

PS: não sei se tô falando o óbvio, mas dá pra fazer isso com outras frutas! É só congelar os pedacinhos da fruta e bater com o leite de sua preferência depois. Gosto bastante pra aproveitar aquela fruta que tá ficando madura demais e ninguém come.

smoothie de morango

Vitamina de Morango

Ingredientes
  

  • 1 xícara morangos congelados
  • 300 ml leite de coco
  • 2 colheres sopa geleia de morango

Instruções
 

  • Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso. Sirva em seguida, com mais geleia se preferir.

Notas

Mais detalhes sobre os ingredientes no texto acima