Bolo de Fubá com leite de coco

Bolo de fubá com leite de coco dá certo? O sabor do coco consegue aparecer? E a textura, não fica estranha?

Passado o feriado mais prolongado do ano… hora de voltar pra rotina. E pra deixar o dia a dia mais gostoso, melhor começar com um bolo, bolo de fubá pra ficar com mais cara de casa de mãe/conforto ainda.

bolo de fubá cm leite de coco

Eu particularmente gosto de bolo de fubá com queijo minas frescal. Mas assim que desenformar, com ele ainda morno, experimente uma fatia com manteiga. Fica uma delícia! Com uma xícara de café recém passado, melhor ainda.

Esse bolo tem o detalhe do leite de coco na massa, se não tiver, vale usar leite, mas acredite em mim: o leite de coco faz a diferença! A receita é tão boa que eu só fiz uma mini mudança. Como de costume. Diminui um pouquinho o açúcar da massa, como a ideia era polvilhar açúcar por cima não queria a massa muito doce. Mas se for servir sem o açúcar pode usar 1 xícara inteira na massa.

bolo de fubá cm leite de coco

Ah sim, a receita não é minha, veio num livrinho que veio junto de umas formas de silicone compradas por telefone. Maluco né? Eles são da Editora Gold, e acho que ainda dá pra comprar a coleção de livros e formas. Mas no site não tem as receitas então ficamos sem link de original por hora…

bolo de fubá cm leite de coco

Bolo de Fubá com leite de coco
xícara de 240ml

100g de manteiga sem sal*
3/4 xícara de açúcar
3 ovos
1 1/2 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher sopa de fermento em pó
1/2 xícara de leite de coco
açúcar para polvilhar

*a receita manda usar em temperatura ambiente. Como estava com pressa derreti no micro-ondas e esperei esfriar um pouco. Não aconselho esse truque para todas receitas, dei sorte nessa. Use em temperatura ambiente o resultado é muito melhor. Se esquecer de retirar da geladeira antes, é só ralar a manteiga, como se fosse queijo, e bater normalmente.

Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Acrescente os ovos um a um e bata até que fique um creme fofo. Aos poucos adicione o fubá e bata. Faça o mesmo com o leite de coco. Acrescente a farinha e misture delicadamente. Por último junte o fermento em pó e misture apenas para incorporar.

Unte e enfarinhe uma forme redonda com cone central. Transfira a massa para a forma e leve para assar, em forno a 180°, por cerca de 50minutos, ou até dourar. Desenforme apenas quando estiver morno. E peneire o açúcar por cima apenas depois de esfriar.

Salvar