Pipoca Caramelada

Sabe aquela pipoca rosa/verde que é vendida em carrinhos de pipoca pelas cidades? Uma pipoca caramelada, com casquinha doce e crocante? Eu amo!! E por isso tô sempre tentando achar uma receita de pipoca doce que fiquei igualzinha aquela. A de hoje não é nem de longe tão colorida, embora isso não seja nada que um corante não resolva…. O caso é que ela é diferente no sabor também. É gosto de pipoca mas também é gosto de bala de caramelo!

pipoca caramelada

A historia começou meio desastrosa quando resolvi experimentar uma receita do Gordon Ramsay. Até bem parecida com a que tá ali embaixo, só deu um pequeno probleminha: na hora que adicionei o bicarbonato de sódio o trem começou a subir e espumar e escurecer e exalar um fedor de queimado.. e isso tudo com o fogo já desligado. Fiquei mexendo igual uma doida pra ver se era só a reação química mas nada, quando ergui os olhos da panela a cozinha já tava toda “empestiada” com a fumaça de açúcar queimado. Larguei mão e joguei aquele grude fora. Panela limpa, cozinha arejada, resolvi ir pra minha receita normal de caramelo e ver se dava certo… e deu! O resultado foi uma pipoca gostosa, coberta por um caramelo que esfriou e fez uma casquinha crocante, bom demais!

pipoca caramelada

Pipoca Caramelada

1/4x de milho de pipoca
óleo suficiente
1 xícara de açúcar
25g de manteiga sem sal gelada
2 pitadas de sal – ou uma pitada bem generosa

Primeiro a pipoca: escolha um panela grande pra não acabar com pipoca por todo o chão da cozinha (já aconteceu…). Cubra o fundo da panela com óleo, mas é só o suficiente pra cobrir o fundo mesmo. Leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo começar a esquentar mesmo junte o milho e misture. Quando começar a estourar tampe a panela e, com a ajuda de um pegador/pano, mexa com a panela para não queimar. Quando os estouros começarem a ficar espaçados, tipo 3 segundos entre cada, hora de desligar o fogo. (Dúvida minha: tinha alguém aqui que não sabia fazer pipoca? Isso foi realmente útil pra vcs??) Reserve a pipoca estourada.

Na mesma panela, coloque o açúcar e deixe dissolver até virar uma calda de cor âmbar. Junte a manteiga e o sal e cuidado com as bolhas mega loucas que surgirão. Mexa bem até ficar homogêneo. Caramelo pronto, desligue o fogo e volte a pipoca para a panela.
Agora vem a parte chata, é preciso mexer bem para que todas as pipocas fiquem cobertas com o caramelo. Mas tem que ser rápido porque a medida que o caramelo vai secando elas vão formando blocos de pipoca caramelada e vai ficando mais difícil misturar tudo. Sirva logo em seguida!

Salvar