Fudge fácil, ou brigadeiro em pedaços

É leite condensado com chocolate. Pronto, receita dada, pode ir pra cozinha fazer…

Tá, eu explico melhor…rs
Esses quadradinhos delícia são chamados de fudges. Segundo a tia Wikipedia: fudges são feitos de açúcar, leite e manteiga, tipo um caramelo, e podem (PODEM) ser aromatizados (AROMATIZADOS) com chocolate. Segundo a minha experiência pessoal caçando receitas na internet desde que conheci o tio Google: fudges são 99% das vezes feitos com chocolate, as vezes com chocolate e mais alguma coisa. Como por aqui a gente nem gosta de chocolate vamos com esses sim.

E vamos com um feito no micro-ondas e que leva só 2 (originalmente 3) ingredientes que é pra facilitar a vida. Sim, eu já mexi numa receita que era tão fácil. Cortei o extrato de baunilha fora. Não me levem a mal, eu adoro baunilha, mas nunca consigo sentir o gosto ou qualquer diferença quando a receita é de chocolate. Pra quem quiser usar é só acrescentar 1/2 colher de chá de extrato depois que tirar do micro-ondas.
Por fim vamos lembrar que é verão né gente… Embora na receita original a pessoa diga que dá pra guardar fora da geladeira por aqui não é bem assim. Quando acabei de cortar tudo meus dedos já estavam cobertos de chocolate.

(Não estou reclamando….)

Mas então favor tratar esses fudges como você trataria brigadeiro: mantenha na geladeira para ficar firme, cubra com algum confeito ou assuma que ele vai perder a forma e quadradinho e tudo bem. Afinal, se brigadeiro a gente come quente, gelado, enrolado, de colher, podemos aplicar a mesma regra pro fudge né?

E pra acabar esse textão: resolvi experimentar e coloquei uma micro pitada de sal em um dos cantinhos. Eu gosto de misturar doce e salgado então adorei. Se você nunca experimentou faz como eu e testa só numa parte. Agora bora lambuzar os dedos de chocolate!

Fudge – original aqui

170g de chocolate*
1/2 lata de leite condensado

*eu usei 70g de chocolate 65% e 100g de chocolate 50%. A variação e os tipos de chocolate usados podem variar de acordo com o seu gosto. Só recomendo que seja chocolate meio amargo ou amargo para não ficar doce em excesso.

Pique o chocolate e junte com o leite condensado. Leve ao micro-ondas por 30seg, retire e misture bem. Eu precisei colocar mais 5seg, se precisar coloque de poucos em poucos segundos para não queimar.

Para facilitar a retirada do fudge forre uma vasilha de vidro com papel manteiga, deixando sobrar nas laterais. Unte a vasilha e o papel com manteiga (por garantia). Despeje a mistura de chocolate na vasilha preparada e deixe secar. Se for colocar grãos de sal, ou outro tempero, coloque por cima da mistura antes de deixar secar.
Eu coloquei na geladeira por umas 2h mas se o dia não estiver quente e você não tiver pressa pode deixar secando fora da geladeira mesmo. Depois de firme corte os quadradinhos. Guarde na geladeira, em vasilha tampada.

————————————
Em 2014: trem de minuto

Salvar

Salvar