Trem de minuto

Trem de minuto que jura que é biscoito mas que é macio como um pão e fofinho como um bolo. E como aqui em Minas o que não tem nome vira trem, temos um trem de minuto.

trem de minuto

Essa receita é das antigas e, como a maioria delas, é das que aceitam pequenas mudanças e variações. Já fiz com mais e menos farinha, mudando a quantidade de leite, deixando descansar ou não… Enfim, isso tudo pra dizer que o trem de minuto é ideal pra quem não tem muita intimidade com a cozinha e quer começar.

Também é o tipo de receita ideal pra quem quer comer alguma coisa caseira no café e não tem muito tempo ou disposição pra algo complicado. Ainda assim, tem vídeo mostrando o passo a passo no fim do post. Acho interessante não só como forma de divulgar a receita em outras plataformas, mas também pra quem quiser conferir a textura da massa e a forma de modelagem.

Trem de minuto

1 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de manteiga sem sal
3 colheres sopa de açúcar refinado
1/2 xícara de leite – usei só 1/4
1 colher café de sal
1 colher sopa de fermento químico

Misture os ingredientes acrescentando o leite aos poucos, a quantidade vai depender da qualidade da farinha. Misture a massa até ficar lisa e homogênea. Fica uma massa bem fácil de mexer, que não gruda nem nas mãos nem na bancada. Mas se tiver ficado muito grudenta é só acrescentar mais um pouco de farinha.
Modele os biscoitos. Eu fiz bolinhas com as mãos e amassei com um garfo, tipo um sequilho. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga, ou untada e asse a 200C.
Demora cerca de 15-20minutos. Pode ser que eles não dourem, então depois de uns 15min confira o fundo deles para ver se ele já dourou.

Salvar