Outro bolo de coco

Mais um bolo de coco! Dessa vez bem diferente do último que apareceu por aqui. A ideia desse é ter o coco de verdade, em pedaços mesmo! E ainda assim ter uma receita mais simples, um bolo pra tomar com café.

Essa receita veio do bolo de fubá que já apareceu aqui. Mudei meio mundo de coisas, lógico que tirei o fubá e troquei por coco ralado… E o resultado foi um bolo fofo mas ligeiramente elástico, com muuuitos pedacinhos de coco pra dar um textura ainda melhor.
Se você não gosta de massas mais elásticas é só trocar uma clara por uma gema e vai dar uma aliviada.

No mais, dá pra usar coco desidratado de supermercado no lugar do coco fresco mas se for trocar vale hidratar o coco antes de usar pra ficar mais gostoso. Para isso é só colocar o coco ralado em uma vasilha e cobrir com água filtrada, deixe de molho pro algumas horas e drene todo o líquido antes de usar. Aperta o coco com as mãos ou pressione em uma peneira para ter certeza que todo o excesso de líquido se foi.

Bolo de coco
copo de requeijão (é essa a medida mesmo…)

1 copo de açúcar
1 pitada de sal
3 claras
2 colheres sopa de óleo vegetal
25g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 1/2 copo de farinha de trigo
1 1/2 copo de coco ralado
1 colher sopa de fermento químico
cerca de 1 copo de leite

Bata o açúcar com a manteiga e o óleo até ficar homogêneo. Vá acrescentando a farinha e o leite aos poucos e misturando até ficar uma massa lisa. Acrescente 1 copo de coco ralado e misture bem. Reserve.

Junte as claras com a pitada de sal e bata até formar picos firmes. Junte o fermento a massa feita previamente e misture ligeiramente. Por fim acrescente as claras batidas, 1 terço de cada vez, misturando delicadamente a cada adição. Transfira para uma assadeira untada e cubra com o restante do coco ralado. Leve ao forno a 200° por cerca de meia hora.

————————
Em 2014: cestinhas de carne

Salvar