Xarope de maracujá + drink

Xarope é uma mistura muito doce, doce o suficiente para evitar, ou adiar, que tal mistura estrague. É também um ótimo jeito de conservar sabores, bastando adequar a técnica de como saborizar o xarope para cada tipo de sabor. Por isso mesmo eles também são ótimos para saborizar outras receitas! Hoje tem xarope de maracujá e uma dica de drink simplíssimo pra já aproveitar a obra prima de uma vez. Mas preocupa não que daqui a pouco aparece(m) outra(s) receita(s) com essa delícia!
xarope de maracujá

Essa receita é meio que uma mistura de algumas dicas, mas a base é quase sempre a mesma: faça um xarope simples, adicione o maracujá, guarde. E é assim que a maioria dos xaropes são feitos mesmo, na dúvida essa é uma técnica com grandes chances de dar certo. No caso do maracujá no entanto alguns truques fazem diferença já que o ideal é preservar o frescor do sabor (esta rima não foi autorizada).

O primeiro truque é manter o maracujá o menor tempo no fogo possível, para que não fique com gosto de fruta cozida. A receita base original fala em 1 minuto mas eu subi para 2 pois as sementes ainda não tinham largado da polpa completamente. Esse minuto a mais não prejudicou o sabor mas não aconselho deixar mais tempo, melhor tirar a polpa no muque com uma peneira mesmo.

O segundo truque é o banho-maria invertido. Essa tigela com água mega gelada vai parar o cozimento muito mais rapidamente e garantir ainda mais frescor no resultado final. Esqueceu de fazer gelo? Tira a panela do fogo, e se for seguro pra sua panela, coloque-a diretamente no congelador por 30segundos. Retire e mexa vigorosamente por 1 minuto. Volte ao congelador por mais 30segundos e vá repetindo esse processo toda vida até esfriar tudo. Mas ó, pra você não precisar disso tudo:

Antes de começar a receita garanta que tem gelo em casa!!!

Xarope de Maracujá – original aqui

1 xícara de água
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de polpa de maracujá*

*Pra medir apenas retire a polpa do maracujá, não precisa passar na peneira ainda

Primeiro prepare o banho-maria invertido: em uma vasilha onde caiba a panela que será usada coloque algumas pedras de gelo e um pouco de água. Não muito para não correr risco de transbordar para a panela do xarope. Reserve.

Em uma panelinha leve o açúcar e a água ao fogo alto. Mexa apenas para dissolver o açúcar. Quando começar a ferver conte 5 minutos e então adicione a polpa de maracujá.
Conte mais 2 minutos cozinhando em fogo alto. Desligue o fogo e transfira a panela para a vasilha do banho-maria invertido. Mexa com uma colher/espátula até que esfrie, a ideia aqui é parar o cozimento do xarope o mais rápido possível para manter o sabor fresco do maracujá. Nesse ponto você pode guardar a mistura com as sementes e aí é só transferir para uma garrafa com tampa e guardar na geladeira.

Se não quiser as sementes passe o xarope por uma peneira, essa etapa pode demorar um pouco mas não tenha pressa pra não desperdiçar produto. Com uma colher vá pressionando e raspando as sementes na peneira para retirar toda a polpa. Depois transfira para uma garrafa com tampa e guarde na geladeira.

Drink rapidinho e bobo:

um copo alto cheio de gelo
1 dose de vodka
1/2 dose de xarope de maracujá
água com gás pra completar

É só misturar tudo!

—————————————————-
Em 2014: Panacota de Amor em Pedaço

Salvar