Panacota amor em pedaços

Voltando de viagem… a vontade é comer alguma coisa gostosa mas que seja fácil de fazer. E a escolhida para essa semana foi a panacota, sobremesa típica da Itália. Panacota significa nata cozida, e é quase isso já que usei creme de leite fresco no lugar da nata. Normalmente eu vejo panacota servida com geleia de frutas vermelhas ou morango, mas pode ser a calda que você quiser.

panacota amor em pedaços

Já o amor em pedaços é um bolo de coco recheado/coberto com doce de abacaxi. E a partir daí apareceram mil e uma versões, desde sorvete de amor em pedaços até pudim de amor em pedaços. Normalmente todas essas versões são alguma coisa de coco com pedaços de abacaxi (em calda ou in natura) misturados.

Explicadinho assim panacota amor em pedaços ficou bem óbvio agora, né? Foi só substituir o leite por leite de coco, e a geleia de morango pelo doce de abacaxi que eu fiz aqui. Molezinha e uma delícia!

panacota amor em pedaços

Panacota Amor em Pedaços

250ml de creme de leite fresco
200ml de leite de coco
50ml de leite
3/4 xícara de açúcar
1 pacote (12g) de gelatina em pó sem sabor

Junte todos os ingredientes em uma panela, exceto a gelatina, e leve ao fogo médio. Misture até dissolver completamente o açúcar, baixe o fogo e deixe até ferver.
Quando ferver desligue o fogo e reserve.

Dissolva a gelatina conforme a embalagem, a minha precisou de 5 colheres de sopa de água e 15 segundos no micro-ondas. Misture um pouco do creme fervido na gelatina já dissolvida, apenas para não ter um choque de temperatura. Então junte a gelatina na mistura da panela. Misture muito bem para que não fiquem grumos e transfira para a(s) vasilha(s) onde for servir. Leve para a geladeira por algumas horas até endurecer.

Depois que estiver firme é só cobrir com o doce de abacaxi. Se o doce estiver muito puxento é só levar ao fogo com um pouco de água para diluir um pouco. Se precisar diluir deixe esfriar um pouco antes de colocar por cima da panacota.

Salvar