Pudim de Milho Verde

Pudim de milho verde, servido com calda de açúcar dourado pra manter a tradição, bem denso e docinho na medida pra não mascarar o sabor do milho.

pudim de milho verde

A receita é basicamente um pudim de leite, com a adição de milho. E pode acreditar, isso faz toda a diferença. É praticamente um curau com textura de pudim. Eu já tentei fazer um pudim com furinhos, a pedidos, batendo a massa logo antes de transferir para a forma. Mas não deu certo, esse pudim não fica com muitos furinhos mesmo, e eu coloco a culpa no milho que deixa a massa mais densa. Agora, se você faz questão de um pudim lisinho, não custa nada colocar a massa na forma e esperar alguns minutos pra que toda e qualquer bolha estoure antes de levar pra assar. Também ajuda deixar o forno um pouquinho mais baixo que 200C.

(confesso que não tenho paciência pra isso e não ligo pra furinhos)

Pra mim a grande questão na verdade é o milho. É claro que milho fresco é sempre mais gostoso, mas nem sempre disponível. Por isso essa receita foi testada (e gravada) com milho em conserva. Eu uso uma daquelas latas de 200g, que quando drenadas ficam com 160g. E o que faço é lavar muito bem os grãos, e deixar escorrer bem também, antes de usar. Isso ajuda a tirar dos grãos aquele sabor da conserva. E claro, se você tiver acesso a grãos congelados também vale! É só deixar descongelar antes de usar.

pudim de milho

E uma mudança que eu faço dos outros pudins pra esse é a calda da forma. Na verdade a quantidade de calda da forma. Eu prefiro menos calda, pra que o sabor de milho possa aparecer bastante. Então unto a forma toda, faço menos caramelo e cubro apenas o fundo com ele. Assim, na hora de desenformar apenas o topo do pudim fica realmente com calda.

Mas claro que eu sirvo com um pouco de calda do lado, pra quem quiser colocar mais no prato. Essa calda eu costumo fazer seguindo o método úmido: açúcar e água fervidos juntos, sem mexer demais e em fogo baixo, até atingir uns 105C mais ou menos. Eu também costumo aquecer a forma depois de ter desenformado o pudim pra aproveitar qualquer caramelo que tenha ficado preso ali, mas isso não costuma acontecer muito.

pudim de milho

pudim de milho verde

Pudim de Milho

Ingredientes
  

  • 2/3 xícara açúcar
  • 160 g milho* veja texto acima
  • 1 lata leite condensado (395g)
  • 250 ml leite
  • 4 ovos

Instruções
 

  • Unte com óleo uma forma redonda, de furo no meio, com cerca de 23cm.
    Derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo sempre, até ele derreter e ficar dourado. Cubra o fundo da forma untada com essa calda de açúcar e reserve.
    Ligue o forno a 200C.
  • No liquidificador bata o milho com o leite até triturar tudo. Passe essa mistura por uma peneira fina, ou um pano, e esprema bem. Descarte o bagaço ou use em outra receita.
  • Lave o liquidificador e volte a mistura batida pra ele. Junte os ovos e o leite condensado e bata novamente até conseguir uma mistura homogênea. Transfira essa mistura para a forma preparada.
  • Prepare um banho maria: coloque a forma dentro de um refratário, leve esse conjunto ao forno e preencha o refratário com água até a metade.
    Asse até a massa do pudim não estar mais líquida, isso pode demorar até 1h.
    Então a partir de 30min comece a monitorar a quantidade de água no refratário e, se necessário, complete com mais água quente para que não seque.
  • Depois de retirar o pudim do forno espere esfriar totalmente. Cubra e leve para gelar por pelo menos 8h.
    Para desenformar esquente a forma na boca do fogão, passe uma faca sem serra na lateral e vire em um prato. Se quiser sirva com mais calda.

——————————–
Em 2015: Falsa Cheesecake

Salvar