Pudim de leite em pó

Sabe pudim de vó? Aquele bem típico de Minas Gerais, com aquela calda caramelo escorrendo por cima? É esse aí ó:

pudim de leite em pó

Tirando alguns detalhes. Dentre eles o que não foi minha avó que me passou a receita… Eu tenho certeza que vi na internet, mas diz que lembro onde… Já rodei os sites que costumo visitar e nada. Fui apelar pro google e me apareceram dezenas de receitas. Então fica pudim do desconhecido mesmo. Se algum dia descobrir de onde tirei, volto aqui e atualizo.

O outro detalhe é que o pudim típico de Minas Gerais leva leite. Ou, numa versão mais recente, leite condensado. E esse não leva nem um nem outro, mas sim leite em pó. E nem precisa ser o Ninho não, eu pego o que tiver valendo mais a pena no supermercado mesmo. A textura é a mesma do pudim de leite comum, com exceção dos furinhos característicos do pudim de leite, que esse quase não tem. Já o sabor… Eu confesso que não sinto muita diferença, mas teve quem jurasse que dava pra saber que era diferente do pudim de leite comum. Em todo caso, aconselho a experimentar, afinal diferente ou não pudim de leite é uma delícia!

Atualização: Eu refiz essa receita em 2019, para gravar o vídeo com o passo a passo e fiz algumas alterações. Troquei a água por leite para garantir mais cremosidade e gostei do resultado. Se você estava usando o leite em pó sem lactose, vale continuar usando água porque fica gostoso com ela também. Usei leite ninho e realmente fez diferença no sabor, então sim é um pudim de leite ninho. Mas também, sim você pode fazer com o leite em pó que você tiver. Última coisa, as medidas estão diferentes na receita abaixo porque atualizei para medidas padrão. Então é a xícara de 240ml que tá na receita abaixo.

pudim de leite em pó

Pudim de leite em pó

Para o pudim:

400ml de leite
3 ovos
2 1/2 xícaras de leite ninho
3/4 xícara de açúcar

Para a calda:

3/4 xícara de açúcar

Comece com a calda. Leve o açúcar ao fogo baixo, em uma panela alta, e deixe derreter até ficar dourado. Cubra uma forma de pudim (ou de bolo de buraco no meio, sabe?) com essa calda, tomando cuidado pra cobrir cada cantinho.

Bata os demais ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo para um pudim com furinhos. Ou misture com um fouet para um pudim sem furinhos. Despeje com cuidado na forma caramelizada, cubra a forma com papel alumínio, e leve em banho maria por cerca de 1h. Fique de olho para que a água do banho maria não seque.

Quando o pudim estiver firme retire do forno. Depois de esfriar um pouco, leve a geladeira por cerca de 12h horas. Desenforme apenas na hora de servir.

Salvar