Panquecas de ricota

Panquecas de ricota que podem ficar docinhas para um café da manhã reforçado, ou salgadas para um lanche diferente!

panquecas de ricota

Normalmente as panquecas caem no lado doce da cozinha, mas essas podem facilmente virar almoço. A ricota na massa e a (quase total) ausência de açúcar fazem com que as panquecas fiquem levemente salgadas, nada em excesso pro café da manhã, principalmente se forem servidas com mel ou geleia. Mas fiquei imaginando que basta uma pitada maior de sal e uns temperinhos e elas bem podem virar meu almoço vegetariano da semana…

A receita veio do site da Nigella e só fiz duas modificações:

Acrescentei um teco de açúcar, apenas pra ajustar o sabor ao meu gosto. Essa ficou como opcional na receita abaixo, provem antes de montar as panquecas e decidam por vocês mesmos. E também aumentei um pouco o leite porque a minha ricota era bem seca. Isso vai variar bastante dependendo da qualidade da ricota escolhida, por isso vale começar com a quantidade indicada na receita e só adicionar mais no final, caso precise. O mesmo vale pra farinha, caso a sua ricota seja úmida demais.

Atualização: em 2021 eu refiz essas panquecas para fotos novas e sempre aproveito essa oportunidade pra atualizar qualquer coisa na receita. Mesmo usando ricotas mais úmidas a quantidade de leite abaixo acaba sendo adequada. Mas se estiver na dúvida é só adicionar a farinha primeiro e ir colocando o leite aos poucos até a massa se formar. Ela parece uma massa seca demais no início, mas as claras em neve acabam umedecendo tudo. Se ainda assim, depois das claras, você sentir que a massa ainda está seca demais, é só acrescentar mais um pouco de leite.

panquecas de ricota

Sobre os acompanhamentos: eu acho que o acompanhamento ideal dessas panquecas de ricota é mel, porque gosto muito da combinação dos dois ingredientes. Na foto eu ainda adicionei algumas fatias de pêssegos frescos, apenas porque a foto foi feita na semana da colheita de pêssegos aqui em casa. Na verdade qualquer fruta fresca combinaria nesse prato. Para panquecas salgadas eu apenas adicionaria mais sal na massa e optaria por um molho bem líquido, como pesto ou apenas um molho de pimenta.

panqueca de ricota

Panqueca de Ricota

Sabrina - CozinhaRoman
Panquecas nem doces nem salgadas

Ingredientes
  

  • 250 g ricota fresca
  • 1/2 xícara leite
  • 2 gemas
  • 2 claras
  • 2 colheres sopa açúcar refinado
  • 1 xícara farinha de trigo
  • 1 colher chá fermento em pó
  • 1 pitada sal

Instruções
 

  • Junte as claras e o sal em uma vasilha e reserve.
  • Desfie a ricota com um garfo, deixando os pedaços menores ou maiores conforme o seu gosto. Misture na ricota as gemas, o açúcar, o leite e a farinha. Depois que a massa estiver formada junte o fermento e misture ligeiramente.
  • Bata as claras em neve e misture na massa de ricota.
  • Esquente uma frigideira com um fio de óleo e frite uma colherada de massa. Acerte o tamanho da chama para que a panqueca cozinhe o miolo antes de queimar a borda e frite o restante da massa.

Notas

Opções de acompanhamento no texto acima

 

——————————
Em 2015: nuvem de melancia

Salvar