Petisco de mandioca

Petisco fácil, com ingrediente típico da época, vegetariano e (surpreendentemente) sem glúten… a receita de hoje é uma grata surpresa!

A ideia original era fazer um bolinho de mandioca, que tenho visto bastante em festas juninas, mas sem a carne seca que normalmente acompanha. E a ideia surgiu quando a mandioca que devia virar almoço acabou se mostrando muito dura e aguada, se é que dá pra ser os dois ao mesmo tempo. Tentando criar uma receita conforme ela ia acontecendo resolvi que era legal colocar polvilho (que vem da mandioca) no lugar da farinha de trigo pra dar o ponto. E isso fez toda a diferença!

O resultado acabou sendo um bolinho mega fofinho, com uma textura muito similar a do pão de queijo! E claro sem glúten já que nenhuma farinha foi usada. Pra quem não liga se a receita tem glúten ou não ainda assim meu conselho é que usem o polvilho. Ele faz com que a massa estufe enquanto frita e junto da mandioca cria a liga que faz ficar tão parecido com o pão de queijo. Se usar a farinha de trigo é capaz de os bolinhos ficarem pesados demais.

Pra quem tem o polvilho doce em casa: vai dar certo mas não vai ficar idêntico. O polvilho doce deixa uma textura muito parecida do azedo mas não estufa tanto. Então provavelmente os bolinhos ficaram um pouco mais pesados, mas ainda fofinhos e puxentos. E talvez não corram risco de estufar/estourar tanto quanto os de polvilho azedo.

Porque sim, essa é a última dica, essas gracinhas explodem se você deixa muito tempo na gordura quente. É parecido com bolinhas de queijo, com a diferença que a massa não vai escapulir pra fora do bolinho, portanto não faz tanta bagunça e eles ainda ficam gostosos. Pra evitar a mini explosão é só tira-los da gordura assim que começarem a dourar.

Petisco de mandioca

3 xícaras de mandioca em cubos
1 ovo grande
cerca de 1/2 xícara de leite
sal
pimenta
cheiro verde
cerca de 6 colheres sopa de polvilho azedo

No liquidificador bata a mandioca com o ovo e leite apenas o suficiente para conseguir bater. Transfira para uma tigela e tempere com o sal, a pimenta e o cheiro verde. Vá adicionando o polvilho apenas o suficiente para dar ponto na massa. O ponto não é muito firme, não é uma massa que dê pra enrolar com as mãos e sim pra tirar colheradas. Acerte o sal e frite colheradas de massa em óleo quente. Não deixe dourar demais para que não estourem.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar