O quentão da vó

Por aqui a bebida oficial das festas juninas é o quentão, e o de hoje é receita de família!

Procurando internet a fora eu achei várias receitas de quentão, todas variando sobre: infusões de especiarias em água e açúcar caramelado e cachaça. Em dúvida sobre qual seria a receita mais tradicional fui atrás da pessoa certa pra isso: minha vó!

(Agradecimentos a Aline pelo intermédio via messenger…rs)

Eu tentando fazer valer a faculdade de Ciências Biológicas… Alfavaca são as flores (e a folha) da esquerda.

E veio a descoberta: que especiarias o quê! O quentão da vó é de chá de assa-peixe cheiroso! Pois é, eu também nunca tinha ouvido falar… Mas relaxa que também vai alfavaca, que é bem mais fácil de achar e tem o sabor muuito parecido. Então se você não encontrar o tal assa-peixe cheiroso faz só com alfavaca porque eu te prometo: vale a pena mesmo assim. E ambas as ervas você pode usar frescas ou secas, e aí fica mais possível encontrar em farmácias de manipulação e lojas e empórios que vendem aqueles pacotinhos de ervas pra chá.

Depois de conseguir as ervas foi só tentar transformar as medidas caseiras em xícaras padrão e ml’s. E assim, as medidas são meio que sugestões porque, né, se trata de bebida e isso a gente tempera conforme o gosto! Então se achou que tinha muita/pouca cachaça ou açúcar é só ajustar.

E claro que eu mexi na receita mesmo sendo da família, porque atrevimento tá virando meu nome do meio. Não coloquei o álcool que normalmente entra junto da cachaça, assim fica mais suave; e acrescentei um pedaço de canela em cada caneca, apenas na hora de servir, porque acho que combina bem com o sabor das ervas. A alfavaca lembra muito o cravo, que faz ótimo par com a canela.

Última dica: usei a mexerica pokan mas pode ser qualquer uma. Eu só evitaria a mucote porque a casca dela é a que mais amarga. 😉

Quentão

1,5 litro de água
ramos de assa-peixe cheiroso e alfavaca*
casca de 1 mexerica
1 xícara de açúcar cristal
500ml de cachaça
canela em pau – opcional

*foi o ramo inteiro gente: caule, folhas e flores

Em uma panela grande junte as ervas e a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver baixe um pouco o fogo e deixe cozinhar por 10min. Desligue o fogo, acrescente a casca de mexerica, tampe e deixe curtindo por toda a noite (ou por umas 8h).
Coe o chá através de um pano ou da peneira mais fina existente. Meça 1 litro do chá e transfira para uma panela junto do açúcar. Leve ao fogo baixo até o açúcar dissolver e então junte a cachaça. Não deixe ferver para que a cachaça não evapore completamente. Sirva, bem quentinho, em uma caneca, com um pedaço de canela.

—————————
Em 2015: Biscoito champanhe

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar