Pavê de chocolate

Pavê classicão com creme, biscoito, brigadeiro e aquele falso chantilly e claras com creme de leite!!
pavê de chocolate

A ideia desse pavê começou com uma foto de um pavê de Bis e foi evoluindo quando misturei com o pavê de chocolate da minha infância. O creme é uma espécie de creme de confeiteiro mas com leite condensado e mais gemas, e a parte de chocolate é um brigadeiro bem cremoso. Já a cobertura  tem truque pra não ficar ressecada, mas quem não gosta pode usar um chantilly simples também que fica muito bom!
Agora os biscoitos… Eu usei waffers pra substituir o Bis porque achei que ficaria muito doce com ele. Só que waffer é horrível pra fazer pavê! Eles não se mantém crocantes, mesmo com todos os cuidados tomados, e ainda por cima não se partem, então fica um saco pra servir se forem usados inteiros…

Possíveis soluções? Se você não se importa com waffers murchos é só picar os biscoitos antes de usar, isso vai resolver o quesito servir pedaços bonitos. Também dá pra usar biscoitos champanhes, eles tem mais chance de ficarem crocantes e se murcharem ficam parecendo bolo, o que é sempre gostoso. Ou ainda dá pra usar biscoito-maria, usados no pavê original eles ficam macios mas ainda assim gostosos.
pavê de chocolate

Pavê de Chocolate

2 latas de leite condensado
2 latas de leite
1 lata de creme de leite – sem soro
4 gemas
1 colher sopa de amido de milho
1 colher chá de essência de baunilha
3 colheres sopa de chocolate em pó
2 claras
2 colheres sopa de açúcar refinado
Biscoitos escolhidos – dá uma olhada no texto ali em cima
raspas de chocolate para enfeitar

Em uma panela junte uma lata de leite condensado, o amido dissolvido em uma parte do leite, o restante do leite, as gemas e a baunilha e misture. Leve ao fogo médio e continue misturando até que forme um creme. Transfira para a vasilha escolhida para servir e cubra com um filme plástico, encostando na superfície, até que esfrie completamente.
Misture a outra lata de leite condensado com o chocolate em pó e leve ao fogo misturando até conseguir um brigadeiro. Retire do fogo e reserve até que esfrie completamente. Com o brigadeiro já frio misture 100ml do creme de leite sem soro.

Cubra o creme claro com os biscoitos, formando uma camada uniforme mas não muito grossa, e então cubra os biscoitos com o brigadeiro. Leve para a geladeira até que firme.
Junte o açúcar com as claras e leve ao banho-maria até que o açúcar dissolva. Bata a mistura até montar picos firmes. Ainda batendo vá acrescentando o restante do creme de leite sem soro. Cubra o pavê com essa mistura e então com as raspas de chocolate e volte pra geladeira até o momento de servir. Se for passar a noite na geladeira cubra com filme plástico para não ressecar.
pavê de chocolate

——————————
2014: Caipi-mexerica

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar