Quiabo com bacon – especial de natal

Quiabo com bacon, temperadinho e nem um pouco babento, e com alguns truques bem simples pra garantir um resultado delicioso!

quiabo com bacon

Eu já vou começar dizendo que se você não gosta de quiabo babado não precisa preocupar. Existem truques pra tirar a baba, e o mais fácil deles é manter o quiabo longe da umidade. Que é exatamente o que a gente faz nesse petisco de quiabo com bacon. É claro que eles foram lavados, mas ainda inteiros, e logo em seguida eu seco bem com um pano. Falo tudo isso pra dizer que essa pode ser uma boa receita pra servir pra alguém que não gosta da baba do quiabo.

Certo, quiabos limpos, o restante da receita é simples: cortar, temperar, enrolar no bacon e assar. Nessa ordem. E os truques são bobos mas fazem diferença. Começando pelo tempero: eu só uso temperos secos, e normalmente uso umas mistura simples. A receita abaixo é a combinação que eu mais uso, mas você pode trocar a páprica por pimenta, o cominho por coentro, e por aí vai. Não recomendo adicionar azeite porque o quiabo já vai receber a gordura do bacon na hora que assar.

quiabo com bacon

Com eles temperados, enrolo com o bacon e prendo com um palito de dente partido ao meio. Eu gosto de partir o palito pra facilitar o manuseio na assadeira. Você pode servir com esses palitos mesmo, ou tirar logo antes de servir. E na hora de escolher o bacon é legal preferir um cortado em fatias finas, pra facilitar enrolar. E a última dica dessa receita: untar a assadeira parece redundante mas ajuda a evitar que pedacinhos do bacon grudem e ele rasgue na hora de virar os rolinhos.

Agora, pra quem chegou até aqui mas preferiria uma opção sem carne: tem jeito. Eu ainda preciso fotografar e filmar, mas queria já deixar aqui a dica. Fatie uma cenoura no sentido do comprimento, de preferência com um mandolim pra ficar umas fatias bem finas e maleáveis. Tempere a cenoura com uma gordura, páprica defumada e sal, e use no lugar do bacon. Depois me conta!

quiabo com bacon

Quiabo com Bacon

Quiabo com Bacon

Ingredientes
  

  • 8 quiabos grandes
  • 24 fatias bacon
  • 1 colher chá sal
  • 1 colher chá cominho em pó
  • 1 colher chá páprica picante

Instruções
 

  • Lave os quiabos, ainda inteiros, e seque bem.
    Corte a ponta de onde sai o cabo e a pontinha final se estiver seca ou quebrada.
    Corte cada quiabo em 3 pedaços de cerca de 4cm.
  • Em uma vasilha misture os pedaços de quiabo com o sal, o cominho e a páprica.
  • Enrole cada pedaço de quiabo em uma fatia de bacon e prenda com meio palito de dente.
    Espalhe em uma assadeira untada e leve ao forno a 230C. Depois de 15min vire os rolinhos para dourar dos dois lados. Deixe no forno, virando a cada 15min, até o bacon dourar.
    Sirva em seguida, ou aqueça no forno antes de servir.

 

 

—————————–
Em 2014: Doce de leite ninho
Em 2015: Chocotone (ou panetone)

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar